Altos funcionários do FBI foram comunicados de que deveriam pedir demissão nos próximos dias ou seriam exonerados, em meio a uma reestruturação promovida pelo governo do então presidente Donald Trump. Segundo reportagens da imprensa norte-americana, a administração republicana tem buscado reformular os cargos de liderança na agência.
Além do FBI, funcionários federais de outros setores também receberam e-mails do governo, “encorajando-os a buscar um emprego no setor privado assim que desejarem”. A iniciativa reforça a estratégia de Trump de modificar a composição das instituições governamentais de acordo com seus interesses.
Desde a campanha, integrantes da equipe de Trump já indicavam a intenção de modificar a agência, chegando a sugerir que o prédio da sede fosse esvaziado e transformado em um museu.
A decisão segue a mesma linha de ações já implementadas no Departamento de Justiça, onde promotores de carreira — incluindo figuras de alta influência na formulação de acusações — foram afastados ou demitidos.
Na quinta-feira, dia marcado por uma tragédia aérea que resultou em 67 mortes após a colisão de um avião de passageiros com um helicóptero militar, funcionários da Administração Federal de Aviação (FAA) também foram contatados com a mesma oferta de demissão.
“Encorajamos você a encontrar um emprego no setor privado assim que desejar”, dizia um dos e-mails, revisado pelo The New York Times. “O caminho para uma maior prosperidade americana é encorajar as pessoas a mudarem de empregos de menor produtividade no setor público para empregos de maior produtividade no setor privado.”
A mensagem sugeria ainda que aqueles que aceitassem a saída poderiam manter-se na folha de pagamento por meses enquanto buscavam um novo trabalho ou viajavam para seu “destino dos sonhos”.
No entanto, há um entrave legal: funcionários federais foram informados ao longo dos anos que não podem exercer uma segunda atividade profissional enquanto atuam no governo, levantando dúvidas sobre a viabilidade da proposta. E mais: Cassação de Carla Zambelli pode retirar mandato de outros deputados do PL. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: O Globo)