Na última sexta-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promoveu uma mudança drástica na cúpula militar do país ao dispensar o oficial de mais alta patente do Pentágono, responsável por liderar as Forças Armadas.
A decisão, que também atingiu outros seis oficiais de destaque, reflete a visão de Trump de que os militares estão desalinhados com sua agenda “America First”, priorizando temas como diversidade em detrimento da defesa nacional.
O general demitido é Charles Q. Brown, um militar de quatro estrelas da Força Aérea que assumiu o comando em 2023, indicado pelo ex-presidente Joe Biden.
Brown, porém, foi elogiado por Trump apesar da saída. “Quero agradecer ao General Charles ‘CQ’ Brown por seus mais de 40 anos de serviço ao nosso país, incluindo como nosso atual Presidente do Estado-Maior Conjunto. Ele é um bom cavalheiro e um líder extraordinário, e desejo um grande futuro para ele e sua família”, publicou o presidente na rede social Truth.
No mesmo anúncio, Trump revelou o substituto: Dan Caine, general aposentado de três estrelas da Força Aérea. “O General Caine é um piloto talentoso, especialista em segurança nacional, empreendedor de sucesso e um ‘combatente’ com significativa experiência interinstitucional e em operações especiais”, declarou.
A reestruturação não se limitou ao chefe das Forças Armadas. Entre os outros dispensados estão a almirante Lisa Franchetti, pioneira como primeira mulher a comandar a Marinha americana, o general James Slife, vice-chefe da Força Aérea, além dos principais consultores jurídicos do Exército, da Marinha e da Força Aérea.
As demissões ocorrem em um contexto de críticas de Trump à atual condução militar, que ele considera distante dos princípios de sua política focada na soberania dos EUA.
A escolha de Caine como novo líder sinaliza uma guinada para um perfil mais alinhado às prioridades do governo Trump, valorizando experiência prática e operacional.
E mais: Vaticano atualização estado de saúde do Papa: “crise respiratória”. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: G1)