O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Argentina, Javier Milei, tiveram seu primeiro encontro pessoal nesse sábado (24) durante a Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC) em Washington.
O evento também contou com a participação de outros líderes da direita conservadora internacional, como o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, e a ex-primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Representando o Brasil no fórum, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também se encontrou com o amigo Javier Milei.
Durante seu discurso, Trump elogiou Milei, chamando-o de “um grande cavalheiro” e destacando a expressão “MAGA, Make Argentina Great Again”, em referência ao slogan utilizado em sua própria campanha. Também palestrante do evento, Milei reiterou sua posição sobre o avanço das ideias socialistas, alertando para o perigo que representa para o Ocidente.
Trump elogia Javier Milei e diz: “Faça a Argentina Grande Novamente!” 🇺🇸🇦🇷🇧🇷
COMPARTILHEM ESSE VÍDEO. pic.twitter.com/mI3QKuHSi4
— Tradutor de Direita (@TradutordoBR) February 25, 2024
WASHINGTON DC — Donald Trump encontra o novo presidente argentino Javier Milei durante o congresso conservador CPAC.pic.twitter.com/jkzy91UvbS
— Direto da América (@DiretoDaAmerica) February 24, 2024
A Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), que reúne ativistas e líderes conservadores internacionais desde 2010, teve início na quarta-feira e encerrou nesse sábado, coincidindo com a votação das prévias republicanas na Carolina do Sul.
Durante seu discurso, Trump se apresentou como o “próximo presidente dos Estados Unidos” e adotou uma retórica apocalíptica ao falar sobre a importância das eleições, nas quais deverá enfrentar novamente o atual presidente dos EUA, o democrata Joe Biden.
“Para os americanos que trabalham duro, 5 de novembro será nosso novo dia de libertação. Mas para os mentirosos e censores que comandaram nosso governo, será o dia do julgamento”, afirmou ele, recebendo fortes aplausos. “Quando vencermos, a cortina se fechará sobre seu reinado corrupto e o sol nascerá em um novo e brilhante futuro para os Estados Unidos”.
Após a conferência, Trump seguiu para a Carolina do Sul para acompanhar a apuração das primárias republicanas, aproveitando para criticar o governo Biden, classificando sua liderança como “um trem expresso que se dirige à servidão e à ruína”. Assista abaixo ao discurso de Eduardo (legendado).
🔹Eduardo Bolsonaro discursa no CPAC, denuncia prisão de opositores e faz apelo ao Congresso dos EUA: “Ajudem-nos a expor essa tirania”
A exposição foi feita logo após a do ex-presidente americano Donald Trump, e antecedeu participação do presidente da Argentina, Javier Milei. pic.twitter.com/l7NCkPSpxQ
— Brasil Sem Medo (@JornalBSM) February 25, 2024