O ex-presidente dos EUA Donald Trump disse nesse sábado (10) que encorajaria a Rússia a fazer “o que diabos quiser” aos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que não investirem pelo menos 2% do seu PIB (Produto Interno Bruto) em defesa.
Entre os princípios da aliança militar está um gatilho de proteção mútua de seus integrantes em caso de ataque externo. A declaração de Trump foi feita durante um ato de campanha na cidade de Conway, no Estado da Carolina do Sul.
O republicano contou que, durante uma cúpula da Otan, “um dos presidentes de um país grande” perguntou a ele se os EUA o defenderia se fosse invadido pela Rússia mesmo se não pagasse o percentual cobrado por ele. Trump teria respondido: “Claro que não”.
“Eu não protegeria você. Na verdade, eu os encorajaria a fazerem o que diabos quiserem. Vocês têm que pagar. Têm que pagar suas contas”, completou.
Um dos principais pontos da Otan é o chamado artigo 5, de defesa coletiva. Um ataque a um país-membro é considerado um ataque a todas as nações que formam a aliança, composta por 31 países. A organização tem entre suas metas não obrigatórias o investimento de 2% do PIB de cada país em defesa. Muitos não cumprem essa meta, mas pagam os custos classificados como obrigatórios para se manterem na Otan.
Segundo reportagem da agência Reuters, apenas 11 nações cumprem a regra dos 2%, enquanto países como Alemanha, Canadá, Espanha e França não o fazem. Veja abaixo!
💲🛡 ‘Vou encorajar Rússia a fazer o que quiser’: Trump avisa membros da OTAN que não financiam a aliança
Donald Trump afirmou que não vai defender qualquer membro da OTAN que não canalizar pelo menos 2% do PIB para as despesas militares e não cumprir a própria Carta da aliança. pic.twitter.com/6nJEOyQl8Y
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 11, 2024