“Evangelho não é de esquerda nem de direita”, diz Papa

direitaonline



O Espírito Santo foi o protagonista na catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira de cinzas. Francisco disse que o Espírito Santo é “o motor da evangelização” e que “cada tradição religiosa é útil, se facilitar o encontro com Jesus”.

“Se você se refugia numa ideia, numa ideologia seja de direita, de esquerda, ou de centro, você está fazendo do Evangelho um partido político, uma ideologia, um clube”, disse o Pontífice.

Segundo o Papa, “quando Jesus diz aos seus discípulos – e também a nós – ‘Ide!’, não comunica apenas uma palavra. Não! Comunica, ao mesmo tempo, o Espírito Santo, pois só graças a Ele, ao Espírito, podemos receber a missão de Cristo e cumpri-la. Com efeito, os Apóstolos permanecem fechados no Cenáculo, com medo, até chegar o dia de Pentecostes e descer o Espírito Santo sobre eles. O anúncio do Evangelho só se realiza na força do Espírito, que precede os missionários e prepara o coração: Ele é «o motor da evangelização”.

E prosseguiu: “Prestem atenção, pois o Evangelho não é uma ideia, o Evangelho não é uma ideologia, o Evangelho é um anúncio que toca e muda o seu coração, mas se você se refugia numa ideia, numa ideologia seja de direita, de esquerda, ou de centro, você está fazendo do Evangelho um partido político, uma ideologia, um clube.”, disse. Assista abaixo!

 

Segundo Francisco, se a Igreja não rezar, não invocar o Espírito, “fecha-se em si mesma, em debates estéreis e extenuantes, em polarizações desgastantes, enquanto a chama da missão se extingue. É muito triste ver a Igreja como se fosse um parlamento, somente. A Igreja é outra coisa. A Igreja é a comunidade de homens e mulheres que creem e anunciam Jesus Cristo movidos pelo Espírito Santo e não pelas próprias razões. Sim, se usa a razão, mas é o Espírito a iluminá-la e a movê-la”.

O Espírito “nos faz sair, nos impele a anunciar a fé para nos confirmarmos na fé, a ir em missão para reencontrarmos quem somos. Por isso, o Apóstolo Paulo recomenda: ‘Não extingais o Espírito!'”, disse ainda o Papa, convidando a rezar “com frequência ao Espírito”, invocá-lo, pedir-lhe “todos os dias que acenda em nós a sua luz”. Façamos isso “antes de cada encontro, para nos tornarmos apóstolos de Jesus com as pessoas que encontrarmos. Não extinguir o Espírito na comunidade cristã e dentro de cada um de nós”.

“Como Igreja comecemos e recomecemos do Espírito”, disse ainda o Papa, convidando a nos perguntar “se nos abrimos a esta luz, se lhe damos espaço”. “Invoco o Espírito? Deixo-me orientar por Ele, que me convida a não me fechar, mas a levar Jesus, a dar testemunho do primado da consolação de Deus sobre a desolação do mundo? Que Nossa Senhora que entendeu isso muito bem, nos ajude a entender isso”, concluiu Francisco.

E veja também: Justiça autoriza Governo de SP remover moradores das áreas de risco mesmo contra vontade. Clique AQUI para ver.


Fonte e foto: Vatican News

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsa Família: Governo prepara valor extra para filhos, enquanto corta pagamento por ‘boas notas’

O Governo Lula (PT) estuda pagar um valor extra no Bolsa Família para famílias com mais crianças e adolescentes. Essa verba é além daqueles R$ 150 já prometidos por cada criança na família com até 6 anos de idade. As informações são do jornal O Globo, nesta quarta-feira (22). A […]