Donald Trump disse aos cristãos na sexta-feira (26) que se eles votarem nele em novembro, “em quatro anos, vocês não terão que votar novamente. Nós consertaremos isso tão bem que vocês não terão que votar.”
Não ficou claro o que o ex-presidente quis dizer com seus comentários, em uma campanha eleitoral em que seus oponentes democratas o acusam de ser uma ‘ameaça à democracia’.
Trump falava em um evento organizado pelo grupo conservador Turning Point Action em West Palm Beach, Flórida.
Trump disse: “Cristãos, saiam e votem, só dessa vez. “Vocês não terão que fazer isso nunca mais. Mais quatro anos, vocês sabem, será consertado, vai ficar tudo bem, vocês não terão que votar nunca mais, meus lindos cristãos.”
Ele acrescentou: “Eu amo vocês, cristãos. Eu sou um cristão. Eu amo vocês, saiam, vocês têm que sair e votar. Em quatro anos, vocês não terão que votar novamente, nós consertaremos isso tão bem que vocês não terão que votar”, disse Trump. Veja a seguir.
Trump assume-se como não Cristão, pede o voto dos Cristãos. pic.twitter.com/HNQEX2Jv2P
— DrG (@docGX1) July 27, 2024
O porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, não abordou diretamente os comentários de Trump quando solicitado a esclarecê-los.
Cheung disse que Trump “estava falando sobre unir este país” e culpou “o ambiente político divisivo” pela tentativa de assassinato de Trump há duas semanas. Os investigadores ainda não deram um motivo para o atirador de 20 anos ter aberto fogo contra o ex-presidente.
Se Trump ganhar um segundo mandato na Casa Branca, ele poderá servir apenas mais quatro anos como presidente. Os presidentes dos EUA são limitados a dois mandatos, consecutivos ou não, sob a Constituição dos EUA.
Em maio, falando em um encontro da National Rifle Association, Trump brincou sobre ter cumprido mais de dois mandatos como presidente.
Ele se referiu à presidência de Franklin D. Roosevelt, um democrata, o único presidente a servir mais de dois mandatos. O limite de dois mandatos foi adicionado após a presidência de Roosevelt.
“Sabe, FDR, 16 anos – quase 16 anos – ele teve quatro mandatos. Não sei, seremos considerados três mandatos? Ou dois mandatos?” Trump perguntou à multidão da NRA.
Jason Singer, porta-voz da campanha de Harris, não abordou diretamente em uma declaração os comentários de Trump sobre os cristãos não terem que votar novamente. Singer descreveu o discurso geral de Trump como “bizarro” e “retrógrado”. E mais: Senador cobra Governo sobre ida de filho de Lula a Cuba. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Reuters)