O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (4) que a China “jogou errado” ao adotar medidas de represália contra as tarifas impostas por Washington. “Eles entraram em pânico”, afirmou o republicano em uma publicação na Truth Social.
Mais cedo, o governo chinês anunciou tarifas de 34% sobre produtos importados dos EUA, em resposta à decisão de Trump de elevar as taxas sobre mercadorias chinesas na quarta-feira (2). Segundo o presidente americano, “a única coisa que eles não podem se dar ao luxo de fazer” é reagir com essa postura.
Os comentários de Trump vieram logo após a divulgação de um relatório de empregos que superou as expectativas. De acordo com o Departamento do Trabalho, os empregadores americanos criaram 228 mil vagas em março, número bem acima da previsão do mercado e superior aos 117 mil postos registrados em fevereiro. Apesar disso, a taxa de desemprego subiu ligeiramente de 4,1% para 4,2%.
O receio de uma escalada na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo derrubou as bolsas internacionais e impactou o mercado financeiro brasileiro.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, recuava 2,63% por volta das 10h36, marcando 127.694,56 pontos. No mesmo horário, o dólar disparava 2,45%, sendo negociado a R$ 5,7668. E mais: Anvisa proíbe venda de suplementos alimentares à base de ora-pro-nóbis. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Estadão; CNN)