Primeiro-ministro diz que Canadá não está à venda; Trump rebate: ‘nunca diga nunca’

direitaonline

Durante seu primeiro compromisso oficial em Washington como chefe de governo do Canadá, Mark Carney deixou claro que não há qualquer possibilidade de o país ser incorporado aos Estados Unidos. A declaração foi feita nesta terça-feira (6), em uma reunião com o ex-presidente americano Donald Trump na Casa Branca.

“Não está à venda, não estará à venda — nunca”, afirmou Carney ao responder a Trump, que voltou a sugerir, mesmo que em tom jocoso, que o Canadá poderia virar o 51º estado norte-americano. Em resposta, o republicano rebateu com um sorriso: “Nunca diga nunca, nunca diga nunca”.

Carney, recém-eleito em 28 de abril sob a bandeira do Partido Liberal — mesmo grupo de Justin Trudeau —, chegou ao poder prometendo um posicionamento firme contra Trump. Entre os pontos de atrito, estão as tarifas impostas por Trump a produtos canadenses e comentários frequentes sobre uma possível anexação do país vizinho.

Apesar da tensão histórica entre as lideranças, o encontro teve momentos cordiais. Ambos trocaram elogios durante a abertura da reunião no Salão Oval, demonstrando um clima menos hostil do que o esperado.

Trump fez questão de dizer que a ideia de união formal entre as nações não seria tema do encontro, mas não perdeu a oportunidade de alimentar a especulação: “Seria um casamento maravilhoso”, afirmou.

A fala, no entanto, foi mais uma vez rebatida por Carney com convicção, encerrando qualquer possibilidade nesse sentido — pelo menos, oficialmente. E mais: Bolsonaro participa hoje (6) do ‘Oeste sem Filtro’. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fontes: CNN; G1)

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Lula avalia usar verba pública para ressarcir vítimas de fraudes no INSS

O governo federal avalia utilizar recursos do próprio orçamento da União para reembolsar aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados de maneira irregular pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A reportagem é da Folha de SP. A medida está em estudo como forma de garantir o ressarcimento em parcela […]