A Toyota e a Daimler Truck oficializaram a fusão de suas operações no setor de veículos comerciais no Japão, em uma transação avaliada em R$ 35,5 bilhões.
O acordo, que une a Hino Motors, subsidiária da Toyota, com a Mitsubishi Fuso Truck and Bus, pertencente à Daimler Truck, busca fortalecer a competitividade diante do avanço de fabricantes chineses nas tecnologias de eletrificação e condução autônoma.
A nova empresa resultante da fusão será liderada por Karl Deppen, atual CEO da Mitsubishi Fuso, e nasce com vendas superiores a 200 mil veículos por ano, formando um dos dois grandes grupos de caminhões e ônibus no Japão — o outro sob controle da Isuzu Motors.
O foco estratégico será o desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio. Ambas as montadoras terão 25% de participação na nova holding, mas a Toyota ficará com apenas 19,9% dos direitos de voto. Analistas estimam o valor de mercado da empresa combinada em R$ 32 bilhões, calculado com base em múltiplos do lucro operacional.
Desde o anúncio inicial, tanto Hino quanto Mitsubishi Fuso perderam espaço no mercado, agravado pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a veículos comerciais importados.
O encerramento da negociação ocorre em meio a outras grandes movimentações da Toyota, que está envolvida na operação de fechamento de capital da Toyota Industries, orçada em R$ 183,5 bilhões.
Como parte do novo acordo, a planta de Hamura, onde são produzidos modelos como Hilux e Land Cruiser 250, será transferida da Hino Motors para a Toyota Motor por R$ 834 bilhões. E mais: João Silva deixa a Band. Clique AQUI para ver. (Foto: PixaBay; Fonte: Folha de SP)
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