A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, esteve hoje (4) na ‘Comissão Mista de Orçamento’ da Câmara dos Deputados para apresentar o projeto do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 (PLN 28/23).
Em meio ao assunto principal, Tebet foi questionada pelo deputado Vicentinho Júnior (PP-TO), sobre uma reportagem do Estadão de que Lula a orientou a votar favoravelmente a um empréstimo de 1 bilhão de dólares do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) para a Argentina. Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo afirma que o petista teria interferido diretamente para que o empréstimo fosse aprovado.
Simone Tebet disse que ela é quem vota no CAF e que não falou com Lula sobre isso. “É um procedimento corriqueiro”, afirmou.
Ela disse que o Brasil votou favorável ao empréstimo com mais 19 países. Segundo ela, o dinheiro não é só do Brasil porque o País tem apenas 8% de participação no banco. A ministra informou ainda que o empréstimo foi por apenas dez dias e que a Argentina já pagou. Assista abaixo!
Tebet nega ligação de Lula para pedir voto a favor de empréstimo à Argentina, mas admite consulta ao Itamaraty.
Ministra do Planejamento ressaltou que recursos do CAF não têm origem no Governo Federal e que país vizinho já quitou o empréstimo. pic.twitter.com/DpO9EBxsVs
— Metrópoles (@Metropoles) October 4, 2023
Fake News do Estadão
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência divulgou nota para dizer que o empréstimo de US$ 1 bilhão feito pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) à Argentina teve como único objetivo “ajudar o país com escassez de reservas”.
A informação sobre o empréstimo-ponte concedido à Argentina para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) pudesse liberar um desembolso de US$ 7,5 bilhões ao país vizinho foi revelada pelo Estadão. O Brasil agiu porque, a rigor, o país vizinho não poderia mais ter acesso aos recursos, uma vez que já havia esgotado o limite de crédito.
A nota da Secom diz que “diferentemente do que vem sendo repercutido” (pela imprensa), o empréstimo não teve intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O comunicado afirma, ainda, que Lula não conversou sobre o empréstimo com a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Segundo revelou a colunista Vera Rosa, Tebet deu aval à operação após pedido do presidente. A ministra é governadora do Brasil no CAF.
Nas redes sociais, o Planalto iniciou uma campanha para desacreditar a informação. O assessor na Secretaria de Comunicação Institucional da Presidência, George Marques, gravou vídeo no qual classifica a reportagem de fake e estimulou as pessoas a compartilharem.
E veja também: Kevin Spacey passa mal em evento de cinema e é levado para hospital com suspeita de ataque cardíaco. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander