Uma tabacaria localizada de Itajaí, em Santa Catarina, disponibilizou um produto que imita o dedo mindinho cortado de Lula (PT) em cima de uma estrela do Partido dos Trabalhadores, nas vitrines da loja.
O item, uma réplica realista com ossos expostos e resquícios de sangue, foi tirado do mostruário após reclamações de petistas.
A vitrine da Maktub Tabacaria e Head Shop, localizada em um prédio comercial da rede Giassi Supermercados, na avenida Oswaldo Reis, foi fotografada pelo dirigente do PSol, Alex Stein. O registro foi enviado a veículos de imprensa locais, além da diretoria regional do PT.
Gerd Klotz, presidente do PT em Itajaí, confirmou, em posicionamento ao portal Metrópoles, que o partido iniciou a formulação de um pedido extrajudicial para retirada do produto de circulação, mas a própria tabacaria retirou o item da vitrine, alegando que se tratava apenas daquela unidade.
“Esperamos que a tabacaria venha a público se manifestar, que é o mínimo que eles deveriam fazer. Admitir o erro que cometeram e pedir desculpas a sociedade por este ato indigno e torpe de incitação ao ódio e extremo preconceito contra pessoas portadoras de alguma deficiência física”, destacou Klotz.
A marca reforçou que a venda do item não era de sua responsabilidade, uma vez que ocorria na dependência de um dos espaços alugados por outra organização no prédio comercial.
Ao portal de O Globo, Nailson Correa, responsável pela tabacaria, afirmou ainda que não há “cunho político” nos produtos comercializados no espaço. “Somos uma pequena empresa que trabalha com comércio de bebida, tabacaria e produtos para presentes”, explicou o comerciante, através de uma nota.
“Parece que viralizou uma foto que dizem que é do nosso estabelecimento”, completou, acrescentando que os donos do local não têm conhecimento sobre a imagem e tampouco sabem quem a publicou.
“Não temos nenhum produto com cunho político à venda”, frisou. “No momento, não temos nada a mais a comentar”, concluiu o texto enviado pelo dono tabacaria ao veículo.