Um submarino em uma expedição de turismo para explorar os destroços do Titanic desapareceu na costa sudeste do Canadá, nesta segunda-feira (19), de acordo com a empresa privada que opera a embarcação.
A ‘OceanGate Expeditions’ disse em um breve comunicado na segunda-feira que estava “mobilizando todas as opções” para resgatar as pessoas a bordo do navio. Não ficou imediatamente claro quantas pessoas estavam desaparecidas. Clique AQUI para acessar o site da companhia.
A Guarda Costeira dos EUA ainda não se manifestou. Relatos na imprensa internacional apontou que já há operações de busca e resgate.
“Estamos profundamente gratos pela extensa assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível”, disse a OceanGate em um comunicado.
A empresa está atualmente operando sua quinta “missão” Titanic de 2023, de acordo com seu site, que estava programada para começar na semana passada e terminar na quinta-feira.
A expedição, que custa US$ 250.000 por pessoa, começa em St. John’s, Newfoundland, antes de se dirigir por aproximadamente 400 milhas no Atlântico até o local dos destroços, de acordo com o site da OceanGate
Para visitar os destroços, os passageiros sobem no Titan, um submersível para cinco pessoas, que leva cerca de duas horas para descer até o Titanic.
Despite being in the middle of the North Atlantic, we have the internet connection we need to make our #Titanic dive operations a success – thank you @Starlink! pic.twitter.com/sujBmPr3JD
— OceanGate Expeditions (@OceanGateExped) June 1, 2023
O navio de passageiros britânico afundou em 1912 em sua viagem inaugural depois de bater em um iceberg, matando mais de 1.500 pessoas. A história foi imortalizada em livros de ficção e não-ficção, bem como no filme de grande sucesso de 1997 “Titanic”.