O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou um inquérito para investigar o deputado Nikolas Ferreira (PL) após uma declaração dele contra Lula durante um evento da ONU.
A Polícia Federal solicitou a abertura do inquérito ao STF, cujo pedido foi protocolado na quarta-feira (7) e aprovado pelo ministro Luiz Fachin, segundo reportado pelo portal UOL.
Segundo informações fornecidas à PF pelo Ministério da Justiça, o deputado teria cometido o crime de “injúria” ao proferir um “discurso ofensivo à honra” do petista. A declaração em questão referia-se a Lula como “um ladrão que deveria estar na prisão”.
A fala de Nikolas contra Lula ocorreu durante a Cúpula Transatlântica da ONU, realizada em novembro de 2023. O evento não contava com a presença de chefes de Estado. Nas redes sociais, Nikolas compartilhou uma notícia sobre a investigação com a legenda “Brasil, 2024”. A Polícia Federal afirmou que não comenta sobre investigações em curso. Moraes tira sigilo de reunião ministerial de Bolsonaro. E veja também: Moraes tira sigilo de reunião ministerial de Bolsonaro. Clique AQUI para ver.
O pedido de inquérito da PF contra @nikolas_dm por ter chamado Lula de ladrão é digno de uma ditadura.
Se você está achando isso legal porque não gosta do Nikolas, saiba que você não é um democrata, é só mais um autoritário patrocinando um regime de exceção.
— Eduardo Ribeiro (@eduribeironovo) February 9, 2024