STF determina que Ministério Público tome “medidas necessárias” contra pais que não vacinarem filhos

direitaonline



O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, acatou pedido da Rede Sustentabilidade e determinou, nesta quarta-feira (19), que o Ministério Público de todos os estados e o Distrito Federal fiscalizem pais que se recusam a vacinar os filhos contra a Covid.

O pedido do partido pedia ação dos Conselhos Tutelares, mas o ministro foi além e incluiu, por conta própria, os Ministérios Públicos.

Diz Lewandowski: “Oficie-se, com urgência, aos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal para que, nos termos do art. 129, II, da Constituição Federal, e do art. 201, VIII e X, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), empreendam as medidas necessárias para o cumprimento do disposto nos referidos preceitos normativos quanto à vacinação de menores contra a Covid-19”.

Na ação, o partido pede que os Conselhos Tutelares sejam autorizados a: requisitar informações sobre vacinação a pais e guardiões legais; e aplicar multas em caso de descumprimento da obrigatoriedade da imunização.

A sigla também defende que as escolas têm o dever de informar aos conselhos sobre casos de crianças e adolescentes não vacinados.

Mais informações em instantes. Clique aqui para ver a reportagem em Veja.

E veja também: Multa para quem não vacinar filho contra covid poderia chegar a 20 salários mínimos. Clique aqui para ler.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro afirma que ministra Damares deve ser candidata ao Senado por SP

Em entrevista ao programa “Os Pingos nos Is” nesta quarta-feira (19), o presidente Bolsonaro anunciou que a ministra Damares Alves deverá ser sua escolhida para concorrer ao Senador pelo Estado de São Paulo. Recentemente, ele também já tinha anunciado que o ministro Tarcísio Gomes de Freitas seria seu indicado ao […]