Starmer é nomeado pelo rei Charles III e discursa como novo 1º ministro do Reino Unido

direitaonline



Conforme antecipado pelas pesquisas de boca de urna, o Partido Trabalhista teve uma vitória esmagadora nas eleições parlamentares do Reino Unido realizadas na quinta-feira (4).

Faltando apurar poucos votos de alguns distritos, o partido conquistou até agora 412 assentos, 214 a mais do que na última legislatura. O grande derrotado foi o Partido Conservador, que ficou com 121 cadeiras na Câmara dos Comuns, uma perda de 251 representações.

Com o resultado, Keir Starmer é o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Em um ato institucional hoje (5) da Monarquia Britânica, ele aceitou o convite do rei Charles 3º para formar o novo governo em uma cerimônia marcada por um aperto de mãos.

 

Em seu 1º discurso em Downing Street, Starmer destacou a necessidade de reconstruir o país, enfatizando que a mudança será gradual. “Mudar um país não é como apertar o interruptor”, afirmou.

Ele garantiu que seu governo servirá a todos, independentemente de terem votado no Partido Trabalhista ou não, ressaltando que o país é sua prioridade, seguido pelo partido. “A política pode ser uma força para o bem. Nós mostraremos isso. Lutarei até que você acredite no que o governo pode fazer”.

O novo premiê prometeu um “governo de serviço” e falou sobre a necessidade de uma “reinicialização” para o povo.
“Não importa quão violentas sejam as tempestades, uma das grandes forças desta nação sempre foi a capacidade de navegar em direção a águas mais claras”. Starmer também reconheceu o trabalho e dedicação de seu antecessor, Rishi Sunak, destacando suas conquistas como o primeiro premiê britânico-asiático.

Durante a campanha eleitoral, Starmer estabeleceu seis prioridades. Ele prometeu estabilidade econômica, redução das filas de espera no NHS (Serviço Nacional de Saúde), reforço da polícia, uma nova política energética, abertura de vagas para professores e a criação de um centro de comando para aumentar a segurança das fronteiras.

Quando questionado sobre como gostaria de ser lembrado, ele respondeu: “Como alguém que teve um governo trabalhista ousado e reformista. Como um grande pai e amigo”.

 

Starmer será o primeiro premiê trabalhista britânico em 14 anos. O último representante do partido a ocupar o cargo foi Gordon Brown, que sucedeu Tony Blair e governou de junho de 2007 a maio de 2010. Nesse intervalo, o Reino Unido teve cinco primeiros-ministros conservadores: David Cameron, Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss e Rishi Sunak.

Antes de ingressar na política, Starmer foi procurador-geral da Inglaterra e do País de Gales. Filho de um operário e uma enfermeira, ambos apoiadores dos Trabalhistas, Starmer tem 61 anos e nasceu em Londres, sendo criado em Oxted, no sudeste da Inglaterra.

Formado em direito pela Universidade de Leeds, entrou na política relativamente tarde, sendo eleito deputado apenas em 2015. Ele substituiu Jeremy Corbyn na liderança dos Trabalhistas em 2020 e, desde então, tem buscado aproximar o partido de posições centristas.

Torcedor do Arsenal, Starmer é casado com Victoria Alexander desde 2007 e tem dois filhos adolescentes, um menino e uma menina. Veja mais abaixo! (Foto: reprodução redes sociais; Fontes: UOL; Info Money)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STF: André Mendonça mantém lei que restringe pesca profissional em MT por cinco anos

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar em três ações que questionam a lei da Política de Pesca de Mato Grosso (MT). Baixe  íntegra de decisão -> decisao mendonca pesca A norma proibiu, por cinco anos, o transporte, o armazenamento e a comercialização de […]