Sonha em viver na Dinamarca? Então é bom saber disso

direitaonline

O Parlamento da Dinamarca aprovou, nessa quinta-feira (22), uma proposta que eleva a idade de aposentadoria para 70 anos, tornando o país europeu com a maior exigência etária para se retirar do mercado de trabalho. A medida foi aprovada por 81 votos a favor e 21 contrários, e será aplicada às pessoas nascidas após 31 de dezembro de 1970.

Atualmente, a idade média para se aposentar no país gira em torno de 67 anos, podendo chegar a 69 para quem nasceu a partir de 1º de janeiro de 1967. Com a nova legislação, a elevação será gradual, alcançando os 70 anos por volta de 2040.

Em comunicado à imprensa, a F&P — entidade que representa seguradoras e fundos de pensão dinamarqueses — afirmou: “Os desenvolvimentos nos últimos anos mostram claramente um aumento acentuado no número de dinamarqueses que continuam a trabalhar até – e além – da idade de aposentadoria do estado.”

Segundo a associação, cerca de 80 mil dinamarqueses com idade acima da aposentadoria continuam ativos profissionalmente. A F&P atribui essa tendência à combinação de fatores como boas condições econômicas, maior flexibilidade dos empregadores, incentivos financeiros mais atrativos e o desejo das pessoas de permanecerem no trabalho por mais tempo.

Para Jan V. Hansen, diretor de pensões da entidade, o sentimento de preocupação de parte da população é compreensível: “Para muitos dinamarqueses, a ideia de que a idade da aposentadoria estatal aumente para 70 anos até 2040 pode parecer esmagadora”, afirmou. No entanto, ele pondera que “os números demonstram claramente que um número crescente de dinamarqueses está permanecendo no mercado de trabalho por períodos mais longos”.

“A boa notícia é que muitos dinamarqueses não só têm saúde, mas também o desejo de continuar trabalhando, mesmo depois de atingir a idade de aposentadoria”, completou.

Nem todos, porém, reagiram positivamente à mudança. A Aliança Vermelho-Verde, partido socialista, criticou duramente a decisão nas redes sociais. Em publicação no Facebook, a legenda classificou a nova idade mínima como “excessivamente alta”, destacando que muitos membros do governo, que aprovaram a reforma, têm direito a aposentadorias privilegiadas aos 60 anos.

O parlamentar Pelle Dragsted, representante do partido, também se manifestou contra a proposta: “É incompreensível. Não pode ser explicado. E não pode ser defendida”, escreveu, apontando que trabalhadores que atuam em funções pesadas, como professores e montadores de andaimes, não conseguirão sustentar uma rotina tão longa.

Com a decisão, a Dinamarca se torna o primeiro país europeu a oficializar a aposentadoria obrigatória aos 70 anos — superando, por larga margem, países como França e Reino Unido. Em março de 2023, mais de um milhão de franceses protestaram contra a elevação da aposentadoria para 64 anos, seis anos abaixo da nova meta dinamarquesa.

Outras nações também estão revendo seus modelos. Na China, novas leis preveem aumento gradual da idade mínima de aposentadoria para até 63 anos no caso dos homens. Já no Reino Unido, está prevista a elevação para 67 anos entre 2026 e 2028, com possibilidade de revisão para 68.

Nos Estados Unidos, apesar da idade oficial de aposentadoria ser semelhante à britânica, os cidadãos têm acesso a benefícios da Previdência Social a partir dos 62 anos. Pesquisas mostram, no entanto, que muitos americanos continuam trabalhando mais por necessidade financeira do que por vontade própria.

A Dinamarca (Danmark, em dinamarquês) é um país nórdico localizado no centro-sul da Europa Setentrional. Com cerca de 6 milhões de habitantes, é uma monarquia constitucional parlamentarista e representa a parte mais populosa do Reino da Dinamarca, que também inclui os territórios autônomos das Ilhas Faroé e da Groenlândia.

De maioria luterana, o país se destaca por seus altos índices de desenvolvimento humano — ocupa a 10ª posição no ranking global do IDH, com 0,940 — e por sua economia robusta: tem o 38º maior PIB nominal do mundo e ocupa a 52ª colocação em paridade do poder de compra, segundo dados de 2023. E mais: Núcleo da Terra está ‘vazando’, revela nova pesquisa. Clique AQUI para ver. (Foto: PixaBay; Fonte: CNN)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Carlos Bolsonaro rebate acusação contra irmão e lembra atuação do PT

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) saiu em defesa do irmão Eduardo Bolsonaro (PL-SP) após uma representação protocolada pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) que investigue o parlamentar por supostas ações contra a soberania nacional. Carlos reagiu às críticas comparando a atuação de Eduardo no […]