Setor de Serviços recua 0,9%

direitaonline



A atividade do setor de serviços no Brasil apresentou recuo 0,9% na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além desse grupo, a queda se deu no setor de informação e comunicação (-1,5%) transportes (-0,9%) e outros serviços (-1,0%). Apenas as atividades de serviços prestados às famílias registraram variação positiva, de 0,4%.
O número veio abaixo da mediana de estimativas de 27 casas consultadas pela Bloomberg, que apontavam crescimento de 0,2%.

A queda no setor de informação e comunicação, de 1,5%, é explicada pelo fim da preparação de volta às aulas, que aquece a venda de livros didáticos. No primeiro mês do ano, as férias escolares e a volta às aulas ajudaram a puxar o índice de serviços para cima. Em janeiro, o setor cresceu 0,7%.

Alta em 12 meses
A queda de fevereiro se dá após três meses de alta, e o volume de serviços se manteve 11,6% acima do nível pré-pandemia. No acumulado do primeiro bimestre de 2024, o volume de serviços cresceu 3,3% frente ao mesmo período do ano passado, e fevereiro de 2024 ficou 2,5% acima de fevereiro de 2023. No acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,2%.

O desempenho de serviços e a inflação do setor vêm sendo ponto de atenção do Banco Central, que segue em seu ciclo de afrouxamento monetário, com a taxa básica de juros atualmente em 10,75%.

Turismo
Outro ponto informado pelo IBGE foi a queda do índice de atividades turísticas, que recuou 0,8% em fevereiro, na comparação com janeiro. Foi o segundo desempenho negativo seguido, com perda acumulada de 1,8%. E mais: Projeto de Meloni para eleição direta na Itália avança no Senado. Clique AQUI para ver. (Fonte e foto: EBC)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro e Elon Musk cancelam live após ataque contra Israel

O perfil ‘TV Bolsonaro’ nas redes sociais, ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciou agora há pouco o adiamento da transmissão ao vivo que aconteceria entra ambos neste sábado (13), às 21h30. O motivo é o ataque que Israel sofre hoje pelo Irã, que lançou misseis e drones contra o […]