Senado aprova criação da ‘Frente Parlamentar Católica’

direitaonline



O Senado aprovou, em 17 de julho, o projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana, encaminhando-o para promulgação presidencial. Esta proposta tem como objetivo defender os princípios éticos, morais e doutrinários da Igreja Católica. Clique AQUI para ver a proposta na íntegra.

A frente parlamentar será formada por senadores e deputados que compartilham dos princípios da fé católica. A intenção é representar e defender os interesses da considerável parcela da população brasileira que se identifica com a Igreja, garantindo que suas perspectivas e valores sejam considerados nas discussões legislativas.

A iniciativa, de autoria do senador católico e astronauta Marcos Pontes (PL-SP), pretende também acompanhar projetos de interesse da frente no Congresso Nacional e assessorar senadores na elaboração e votação de projetos alinhados com as finalidades da Frente Parlamentar.

Segundo Pontes, a frente também atuará na promoção do diálogo inter-religioso e na defesa da liberdade religiosa, contribuindo para o respeito à diversidade de crenças no Brasil, fortalecendo o princípio constitucional da laicidade do Estado e assegurando a coexistência harmoniosa de todas as religiões.

O tema ganhou relatoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Ela destacou a importância para fortalecer a liberdade religiosa no país.

“A criação da Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana terá uma função relevante na promoção do diálogo inter-religioso e na defesa da liberdade religiosa, princípios essenciais para a harmonia e a coesão social, ao contribuir para o respeito à diversidade de crenças e, ao mesmo tempo, para a assistência social e a educação, nas diferentes áreas em que a Igreja Católica já possui tradição.”

O senador Izalci Lucas, do PL do Distrito Federal, também se posicionou pela aprovação da criação da Frente. “É muito importante, realmente, a instalação dessa frente parlamentar, para que a gente possa, de fato, discutir essas questões que são polêmicas no Brasil. Nós temos sérios problemas com relação às drogas, com relação ao aborto, com relação à questão ética, então, essa frente vem em boa hora, para que a gente possa, realmente, discutir um pouco mais profundamente essas matérias”

A frente também colaborará com iniciativas de assistência social e educação, muitas das quais já são tradicionalmente realizadas por instituições católicas no país. Mesmo criada no âmbito do Senado, deputado federais também poderão ser incluídos no grupo

Marcos Pontes, devoto de Nossa Senhora Aparecida, herdou essa devoção de sua mãe, Zuleica, que o incentivava a fazer orações e o levava ao Santuário Nacional de Aparecida.

Pontes é tenente-coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) e o primeiro brasileiro a ir ao espaço, em 30 de março de 2006, na missão “Missão Centenário”, que comemorou os cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14-bis, em um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos).

Durante sua viagem, ele levou um broche com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, fotos da família e um aparelho de MP3 com músicas. Ao retornar, ele deixou a imagem na sala das promessas no santuário, juntamente com uma mensagem escrita durante a viagem. E mais: Trump ironiza: “levei um tiro pela democracia”. Clique AQUI para ver. (Foto: Ag. Senado; Fonte: ACI Digital; Ag. Senado)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Projeto de lei quer impedir que Netflix cobre taxa para residência adicional

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados busca impedir que plataformas de conteúdo cobrem taxas adicionais para acesso em outros endereços. A medida afetaria diretamente serviços de streaming como a Netflix, que implementaram cobranças adicionais para uso fora do endereço principal. Clique AQUI para ver a íntegra […]