A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senador aprovou, nessa terça-feira, requerimento de audiência pública apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CC) sobre “aprimoramento do processo eleitoral”. A data será marcada nos próximos dias, segundo o parlamentar.
O senador propôs convidar para o debate o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes; o deputado Filipe Barros; o diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira; e um representante da organização não governamental Transparência Internacional. Girão argumentou que uma parte da sociedade está “inquieta” com a questão da transparência nas eleições.
“Eu acredito que vai ser muito importante esse debate sereno, tranquilo, que busca acalmar um pouco a sociedade. Já que ninguém tem nada a temer com relação a esse assunto, que a gente possa ouvir as partes”, declarou.
Girão também apresentou requerimento (REQ 34/2022-CTFC) de solicitação ao Supremo Tribunal Federal (STF) de informações sobre os gastos envolvidos em dois inquéritos, aos quais ele associou a contratação de um sistema de monitoramento de redes sociais. Neste caso, é solicitado ao Supremo Tribunal Federal que encaminhe por escrito à Comissão os gastos feitos quanto aos inquéritos: 4828/DF e 4781/DFO O requerimento também foi aprovado. Nas redes sociais, Girão celebrou a aprovação de suas duas propostas. Confira abaixo!
MAIS UMA VITÓRIA DO BRASIL: Comissão de transparência e controle do SENADO acaba de aprovar meu requerimento para ouvir membros do TSE, Parlamento e Forças Armadas sobre mecanismos de fiscalização das urnas nas próximas eleições. A data será marcada p/ os próximos dias. Paz & Bem pic.twitter.com/FKsqj8mDUO
— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) June 28, 2022