Rússia descobre maiores reservas de petróleo do mundo no Oceano Antártico

direitaonline



A Rússia teria descoberto uma enorme reserva de petróleo e gás natural na Antártica, com um total de 511 bilhões de barris de óleo na região. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Telegraph e pelo Yahoo Finance, no sábado (11). Clique AQUI para ver.

Esse volume é mais que o dobro das reservas da Arábia Saudita e 32 vezes o volume comprovado das jazidas de petróleo do Brasil, estimadas em 15,8 bilhões de barris. Além disso, representa cerca de 10 vezes a produção total de petróleo no Mar do Norte ao longo de 50 anos.

A descoberta foi feita no mar de Weddell por navios de exploração da agência russa Rosgeo, e os relatórios foram entregues ao governo de Putin, segundo documentos apresentados à Câmara dos Comuns do Reino Unido na semana passada.

De acordo com o The Telegraph, o subsecretário parlamentar para Américas e Caribe do Reino Unido, David Rutley, informou à Câmara dos Comuns que recebeu garantias da Rússia de que o país estava apenas realizando uma investigação científica. Ele afirmou que “a Rússia reafirmou recentemente seu compromisso com os elementos-chave do tratado”.

No entanto, há preocupações por parte de parlamentares britânicos e ambientalistas sobre a confiabilidade das garantias russas. Existe o entendimento de que o que Moscou fez foi mais uma prospecção com o objetivo de extração do que uma mera pesquisa científica, como alegado. A Rosgeo, sediada em Moscou, foi contatada pelo The Telegraph, mas não respondeu aos pedidos de comentários.

 

 

O mar de Weddell faz parte do oceano Antártico, localizado no polo sul. Suas fronteiras terrestres são definidas pela baía formada pela costa da Terra de Coats e a península Antártica. Essa área é classificada pelo Reino Unido como parte de seu território ultramarino e também é reivindicada pela Argentina e pelo Chile.

A região é protegida pelo Tratado Antártico de 1959, que proíbe todo o desenvolvimento mineral ou petrolífero no continente.

O mar de Weddell deve seu nome ao explorador britânico James Weddell, que o explorou até o paralelo 74° S em 1823. No entanto, foi o escocês William Bruce, de 1902 a 1904, quem o explorou mais detalhadamente. E mais: Lula (PT) anunciará ‘autoridade federal’ para o Rio Grande do Sul. Clique AQUI para ver. (Foto: Tass; Fontes: Poder360; Executive Digest)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Dino suspende análise de queixa-crime de Bolsonaro contra Janones

Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a análise de uma queixa-crime apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). Dino solicitou um pedido de vista, o que significa que terá mais tempo para analisar o caso, e terá 90 dias para devolver […]