O Estado russo assumiu o controle da subsidiária russa da fabricante de iogurtes francesa Danone, juntamente com a participação da cervejaria Carlsberg em uma cervejaria local, de acordo com um decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin nesse domingo (16).
O decreto dizia que as participações estrangeiras na Danone Russia e na Baltika Breweries estavam sendo colocadas sob a “gestão temporária” da agência imobiliária do governo.
Em abril deste ano, as subsidiárias russas da alemã Uniper e da finlandesa Fortum já tinham sido colocadas sob controle do Estado.
O Kremlin alertou na época que poderia confiscar mais ativos ocidentais no que disse ser uma ‘retaliação temporária’ por ações estrangeiras contra empresas russas no exterior, depois que Moscou enviou milhares de suas tropas à Ucrânia no ano passado.
A Carlsberg disse em um comunicado na noite de ontem que “não recebeu nenhuma informação oficial das autoridades russas sobre o decreto presidencial ou as consequências para a Baltika Breweries”.
Acrescentou que as perspectivas de alienação total de seus negócios na Rússia agora são altamente incertas. A cervejaria disse em junho que havia assinado um acordo para vender seus negócios na Rússia, sujeito a aprovações regulatórias.
A Danone disse em comunicado que estava investigando o assunto, acrescentando que a decisão do Kremlin não teria impacto em sua orientação financeira para 2023.
A empresa francesa disse em outubro passado que estava procurando um comprador para seu negócio de alimentos lácteos na Rússia, em um negócio que pode levar a um cancelamento de até 1 bilhão de euros (US$ 1,12 bilhão).