Em coletiva de imprensa nessa terça-feira (26), Sergey Lavrov, ministro das relações exteriores da Rússia, afirmou que a Rússia defende a entrada do Brasil como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU.
“O mundo é multipolar e países em desenvolvimento tem sido sub-representados no Conselho de Segurança”, disse. Segundo o chanceler russo, a integração de outros países seria uma maneira de diminuir o “unilateralismo” do Ocidente.
Lavrov também apoiou uma reforma da ONU com a inserção de novos membros. Segundo o chanceler, os EUA “querem o mundo unipolar”, por isso, “algo deve ser feito para impedir a pressão” de potências do Ocidente sobre outros países. A ampliação do Conselho de Segurança seria uma das medidas para ele.
Dos 15 membros integrantes do Conselho de Segurança apenas 5 possuem assentos permanentes: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. O Brasil passou a integrar o órgão em janeiro de 2022. O mandato como integrante não permanente durará até 2023.
E veja também: Daniel Silveira é eleito 1º vice-presidente de Comissão de Segurança e Combate ao Crime. Clique aqui para ver.
Clique AQUI para nos seguir no FACEBOOK.
Clique AQUI para nos seguir no TWITTER
Clique AQUI para ver Quem Somos & Apoie