Revista Manchete será relançada

direitaonline



A revista Manchete será relançada no dia 17 de março, agora com edições mensais, de acordo com reportagem da Folha de SP. Além do tradicional formato impresso, que dará destaque ao fotojornalismo, a revista oferecerá conteúdos adicionais como vídeos de entrevistas disponíveis em sua página online.

A edição de estreia contará com uma reportagem especial sobre o Carnaval do Rio de Janeiro, um tema que historicamente elevou as vendas da revista, fundada na cidade maravilhosa. Haverá também uma celebração no Teatro Bloch e um show na Blue Note.



Nomes como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Nelson Rodrigues já adornaram suas páginas.

A Manchete foi notória por cobrir momentos marcantes como a construção de Brasília e a visita do Papa João Paulo II ao Brasil, vendendo 3 milhões de exemplares em uma única edição, de acordo com a editora. A revista mantinha uma rede de repórteres e fotógrafos em diversas cidades do Brasil.



Marco Salles, que atuou na Manchete e foi presidente dos jornais O Dia e Correio da Manhã, adquiriu a marca no final de 2024 e vai relançá-la. A revista circulou semanalmente até o ano 2000, quando o Grupo Bloch Editores entrou em falência. Foi novamente comprada em 2002 e teve edições esporádicas até 2007.

Lançada em 1952 por Adolpho Bloch, a Manchete alcançou vendas de milhões de exemplares na década de 1980. Em 1983, surgiu a TV Manchete, que trouxe à tona novelas célebres como “Pantanal” de 1999, e lançou apresentadoras como Xuxa Meneghel e Angélica.



Adolpho Bloch GCIH, nascido Avram Yossievitch Bloch (8 de outubro de 1908 – São Paulo, 19 de novembro de 1995), foi um dos mais influentes empresários da mídia e televisão no Brasil. Ele fundou o grupo de mídia que carregava seu nome, sendo o idealizador da revista Manchete e, posteriormente, da Rede Manchete, já extinta.

Era primo do escritor Pedro Bloch, tio-avô do ator Jonas Bloch e bisavô da atriz Débora Bloch. Durante os anos 1940, Adolpho trabalhou na editora Rio Gráfica, de Roberto Marinho. Em 26 de abril de 1952, ele lançou o primeiro número da revista Manchete, iniciando um dos maiores impérios midiáticos da América Latina.



Contrariando a crença popular, a comunicação eletrônica não era seu foco principal, mas em 1980, ele e seu sobrinho Pedro Jack Kapeller lançaram a Rede Manchete de Rádio FM, com cinco estações pelo Brasil, e a Rádio Manchete AM no Rio de Janeiro. E mais: INSS atualiza lista de profissões que não podem ser MEIs em 2025. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Jovem é abocanhado por baleia no Chile e consegue escapar ileso

Um venezuelano residente em Punta Arenas, no extremo sul do Chile, passou por uma experiência assustadora no último fim de semana ao ser engolido por uma baleia-jubarte nas águas frias do Estreito de Magalhães. O incidente ocorreu no sábado, às 15h, durante uma expedição de trekking e packrafting que Adrián […]