Bolsa de Tóquio desaba e registra maior queda em pontos da história

direitaonline



Nesta segunda-feira (5), a Bolsa de Tóquio registrou a maior queda em pontos de sua história, com o índice Nikkei 225 despencando 12,4%, o que representa uma perda de 4.451,28 pontos, fechando em 31.458,42 pontos. Esta queda supera até mesmo o histórico ‘crash’ de 1987. O índice Topix também sofreu uma queda acentuada de 12,23%, terminando o dia em 2.227,15 pontos.

A valorização do iene foi um dos fatores cruciais para essa queda. Nesta segunda-feira, a moeda japonesa foi cotada a 141,73 ienes por dólar, o nível mais alto desde janeiro. Na sexta-feira, a cotação estava em 146,52 ienes por dólar em Nova York.

A alta do iene tem sido impulsionada pelas políticas do Banco Central do Japão, que aumentou suas taxas de juros pela segunda vez em 17 anos na semana passada e indicou novos aumentos em breve. Em contrapartida, o Federal Reserve dos EUA sugeriu a possibilidade de redução das taxas de juros a partir de setembro.

“Muito disso vem da fé de que o Federal Reserve foi longe demais com sua política monetária em termos de manter as taxas restritivas por muito tempo. Esse sentimento negativo se espalhou para outros mercados”, disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com à Reuters.

O nervosismo do mercado global foi alimentado por um relatório de folha de pagamento fraco de julho, que mostrou na sexta-feira (2) que a taxa de desemprego nos EUA saltou para perto de uma alta de três anos de 4,3%, em meio a uma desaceleração nas contratações, aumentando os temores de recessão.

A queda da Bolsa de Tóquio reverberou em outros mercados asiáticos. O índice Taiex, de Taiwan, e o KOSPI, de Seul, caíram mais de 8%. Na China, as bolsas apresentaram quedas mais moderadas: o índice Hang Seng de Hong Kong recuou 2,7%, o índice composto de Xangai caiu 1,4% e o índice de Shenzhen teve uma queda de 1,8%.

“Não é possível que o Nikkei tenha uma queda tão grande em quase 40 anos sem repercussão nos mercados europeus”, disse Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado do IG Group.

Na Europa, as principais bolsas iniciaram a semana em queda. Pouco após a abertura, Frankfurt registrava uma queda de 3%, Paris caía 2,6% e Londres recuava 2,3%. No Brasil, o índice da bolsa de valores iniciou a semana em baixa, após cair 1,20%, cotado a 125.854 pontos.

Entre as mais negociadas, a maior queda foi das ações da Petrobras (PETR4), em 3%, seguido pela leve baixa das ações da B3 (B3SA3), que caíram cerca de 0,10%. E mais: Comissão do Senado vota na terça (6) isenção de FGTS e INSS para trabalhadores aposentados. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Reuters; Estadão, Capital News)

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Caçulinha, músico do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

Rubens Antônio da Silva, popularmente conhecido como Caçulinha, faleceu na madrugada desta segunda-feira (5), aos 86 anos. O renomado músico estava internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo, há 10 dias, após ter sofrido um infarto. “É com profunda tristeza que comunicamos que Caçulinha, o grande músico, o irmão […]