PT vai ao STF contra Lei que impede invasores de terras de participar de programas sociais

direitaonline



O Partido dos Trabalhadores (PT) questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) a validade de uma lei do Rio Grande do Sul que impede ‘ocupantes e invasores’ de propriedades rurais e urbanas de receber auxílios e de participar de programas sociais estaduais.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7690, o partido petista sustenta que a lei estadual 16.139/2024 viola os ‘princípios constitucionais’ da função social da propriedade e da vedação do retrocesso social, que busca proteger pessoas e grupos diante de leis que possam suprimir direitos já consolidados.

O partido alega ainda que a norma induz à ‘estigmatização criminal’ de integrantes de movimentos sociais e que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul invadiu a ‘competência privativa’ da União para legislar sobre Direito Civil e Penal.

O ministro André Mendonça é o relator da ação. E mais: Dona da Sadia põe à venda 30 imóveis. Clique AQUI para ver (Foto: STF; Fonte: STF)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Lula coloca sob sigilo mais de 30 pesquisas de opinião

Reportagem da Folha de São Paulo de hoje (6) aponta que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou em sigilo mais de 30 pesquisas de opinião encomendadas pelo Executivo federal desde 2022, incluindo a administração do ex-presidente Bolsonaro (PL). Os levantamentos contratados durante o governo Bolsonaro abrangeram […]