A bancada petista na Câmara dos Deputados quer realizar uma sessão solene para homenagear os “desenvolvedores e apoiadores” da urna eletrônica. A proposta para a realização do ato, com direito a sessão solene, foi protocolada pelo deputado Alencar Santana (PT-SP) e contou com apoio do líder do partido na Casa, Zeca Dirceu (PT-PR), filho de Zé Dirceu, e do deputado Amon Manoel (Cidadania-AM).
Na justificativa, os petistas argumentam que os apoiadores e desenvolvedores da urna contribuíram para o fortalecimento da “nossa democracia”. “Criada há 25 anos, a urna eletrônica teve papel fundamental na redemocratização do país. Foi desenvolvida a partir de uma série de princípios fundamentais e com a participação de especialistas e técnicos do Tribunal Superior Eleitoral e do Poder Executivo, dentre eles, servidores públicos das carreiras de ciência e tecnologia, lotados no INPE e no DCTA.”.
“O sistema informatizado de voto no Brasil, com a utilização da urna eletrônica, tem sido alvo de críticas, fake news e desinformação, ao longo do tempo. Após as eleições de 2018, os ataques à utilização da urna eletrônica se intensificaram. A utilização da urna eletrônica, segura e auditável, foi colocada em dúvida até mesmo pelo presidente da República”, afirmaram os parlamentares no pedido.
Entre os homenageados que teria idealizado a urna que, segundo os deputados, teriam participado do desenvolvimento dela, está o ministro do STF Gilmar Mendes, e o ex-ministro Carlos Velloso, que comandou o TSE na época da implementação do voto eletrônico.