O próximo passo de Lula para emplacar Guido Mantega na Vale

direitaonline



Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agendou uma reunião para a próxima terça-feira (30) com representantes do Ministério de Minas e Energia, Banco do Brasil e Caixa de Previdência dos Funcionários do BB (Previ) para tratar do destino do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega na mineradora Vale. Esta movimentação evidencia a persistência do petista em garantir um espaço para seu aliado na empresa, de acordo com o blog da jornalista Ana Flor, do G1.

A reunião precede o encontro do Conselho de Administração da Vale, agendado para 31 de janeiro. Com a venda de ações da Vale durante a gestão de Paulo Guedes na Economia, o governo federal perdeu a maioria do conselho, transformando a empresa em uma Corporation, sem bloco de controle acionário. Diferentemente dos governos Lula 1 e 2, quando o presidente da República podia influenciar e escolher o CEO da empresa.



Desde o início do ano, Lula instruiu o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, a dialogar com outros acionistas para viabilizar a nomeação de Mantega como CEO da Vale.

Entretanto, a resposta dos acionistas tem sido desfavorável. Conselheiros, membros do governo e interlocutores de acionistas consultados pelo blog indicam que as chances de Lula efetivar Mantega como novo presidente da empresa são reduzidas, bem como sua interferência na escolha do presidente do Conselho de Administração.



A alternativa mais plausível seria a negociação com outros acionistas para assegurar uma vaga no Conselho para Mantega. Em último caso, Lula poderia determinar à Previ, fundo de previdência dos servidores do Banco do Brasil, que ceda uma de suas duas vagas no Conselho para Mantega. Na reunião da próxima terça-feira no Planalto, Lula deverá ouvir seus assessores e definir onde vai arrumar vaga para seu velho amigo. E veja também: Apoiadora de Lula, Cissa Guimarães receberá R$ 70 mil por mês em programa na TV Brasil. Clique AQUI para ver.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Um dia após ir ao STF, líder da oposição no Senado critica ação contra Ramagem

O líder da oposição no Senado Federal, Rogério Marinho (PL-RN), instou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a se afastar da relatoria do processo relacionado aos eventos criminosos de 8 de janeiro de 2023. A solicitação foi feita ontem (24), durante uma visita ao Supremo Tribunal […]