Neste sábado (3), manifestantes se reuniram em Caracas para protestar contra a reeleição de Nicolás Maduro, proclamada pelo conselho eleitoral do país. A mobilização da oposição foi convocada pela líder María Corina Machado em um vídeo divulgado na quinta-feira (1º).
MARACAIBO TAMBIÉN ESTÁ EN LAS CALLES 🇻🇪
El pueblo al grito de EDMUNDO PRESIDENTE. Esto es emocionante. Los venezolanos salieron igual, vencieron el miedo. No van a poder contra todos. Gloria al bravo pueblo de Venezuela. pic.twitter.com/0yzbAhX375
— Agustín Antonetti (@agusantonetti) August 3, 2024
Além dos protestos na capital venezuelana, venezuelanos residentes na Colômbia também se reuniram em uma praça em Bogotá para demonstrar seu apoio ao candidato da oposição, Edmundo González. Segundo os opositores, González teria vencido a eleição de domingo (28) com cerca de 70% dos votos.
🚨🇻🇪 Que conste una cosa: lo que está pasando en #Venezuela no es temporal.
Hay una lucha para libertad y la democracia.
¡Aquí, la única solución es que dictador Maduro se largue al demonio! pic.twitter.com/E9NFIXKUfF
— Mario Díaz-Balart (@MarioDB) August 3, 2024
María Corina Machado convocou a manifestação em Caracas, destacando a importância do que chamou de uma “vitória histórica” nas eleições venezuelanas. Em seu vídeo, Machado explicou que decidiu se esconder por temer pela sua vida, mas incentivou a população a se mobilizar.
“Vocês venceram, todos nós vencemos, a Venezuela venceu e agora vamos cobrar. Por isso devemos continuar firmes, organizados e mobilizados, com o orgulho de ter conseguido uma vitória histórica no dia 28 de julho e a consciência de que para cobrar também vamos até o final”, afirmou Machado.
Ela também pediu para que todos prestassem homenagem aos “heróis que afirmaram e defenderam a vontade do povo venezuelano no dia 28 de julho”.
Hoy salimos a encontrarnos en las calles de Venezuela.
Con el orgullo de ser Venezolanos.
Con la satisfacción de haber logrado la victoria.
Con la determinación de que nadie podrá robarnos lo que logramos.
Con la confianza de que prevalecerá la verdad que el mundo entero ya…— María Corina Machado (@MariaCorinaYA) August 3, 2024
Em resposta, o governo de Nicolás Maduro pediu “mobilização permanente” durante a semana. Na quarta-feira (31), Maduro, no Palácio Miraflores, diante de seus apoiadores, convocou uma grande marcha em Caracas para celebrar o que chamou de “vitória da paz”. “No sábado, convido vocês à mãe de todas as marchas para celebrar a vitória da paz em Caracas”, declarou Maduro. E veja também: correspondente da Globo News em Caracas confirma que opositores foram levados pelas forças policiais de Maduro. Assista! (Foto: reprodução vídeo; Fontes: CNN; G1)
Oposição venezuelana faz protestos em Caracas neste sábado (3). Líder convocou manifestações após reconhecimento da vitória por sete países. Um opositor e seu filho foram presos.
➡ Assista ao #EdiçãodoMeioDia: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/UUrVLbFLNJ
— GloboNews (@GloboNews) August 3, 2024