Procurador-geral da Venezuela diz que Lula é ‘agente da CIA’ e que ‘mentiu’ sobre queda

direitaonline



O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou neste sábado (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mentiu sobre o acidente doméstico que o impediu de ir à cúpula do Brics, na Rússia, para não ir ao evento. O aliado de Nicolás Maduro não apresentou provas.

“Fontes diretas e próximas do Brasil me informam que o presidente Lula da Silva manipulou um suposto acidente para usá-lo como álibi para não comparecer à recente cúpula do Brics”, disse Saab. “O que circulou fortemente como rumor, infelizmente parece ser confirmado por um vídeo divulgado ontem, onde se vê o presidente Lula são, em pleno uso de suas faculdades e agindo com total cinismo.”



O petista teve um acidente doméstico na noite de sábado (19), quando se desequilibrou ao cortar as unhas do pé e caiu de um banco. Ele bateu a cabeça e precisou levar pontos, além de ter sofrido uma pequena hemorragia, por isso precisou passar por exames ao longo da semana e não foi à cúpula.



No texto, Saab diz que o acidente de Lula não teria passado de “um engano para impor o veto contra a Venezuela, evitando sua responsabilidade perante o presidente [Vladimir] Putin, os demais chefes de Estado presentes e, em particular, o presidente Nicolás Maduro”.



“Enquanto isso, há grande descontentamento na esquerda latino-americana e nos movimentos revolucionários do mundo pela atuação indigna e nefasta de seu governo nessa cúpula ao vetar e agredir covardemente a Venezuela”, continua ele. “Lula reapareceu sorridente e ileso, ficando evidente que usou esse ‘acidente’ para mentir ao Brasil, ao Brics e ao mundo inteiro, fato pelo qual deveria ser investigado.”

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua contraparte do Chile, Gabriel Boric, são “agentes da CIA”, serviço federal de Inteligência dos Estados Unidos, tendo sido cooptados pelo governo americano para representar assuntos na América Latina.



“Quem é o porta-voz que eles colocam dizendo as coisas mais bárbaras contra nosso país através dessa chamada “esquerda”? O senhor Boric, que agora está acompanhado por Lula. Para mim, Lula foi cooptado na prisão. Essa é a minha teoria. (…) Parte dessa chamada esquerda cooptada pela CIA e pelos Estados Unidos na América Latina agora tem dois porta-vozes, Lula, que não é o mesmo que saiu da prisão, por tudo que acusou agora, não é o mesmo em nada: nem em seu físico, nem em como ele se expressa”, disse Saab em entrevista à televisão estatal venezuelana.



As críticas de Saab, aliado ao chavismo, referem-se ao posicionamento de Lula em relação às eleições venezuelanas, nas quais o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo de seis anos. Lula pede que o governo venezuelano publique as atas da votação para reconhecer a vitória do chavista.



Não aceito nem a vitória dele nem da oposição. A oposição fala que ganhou, ele fala que ganhou, mas não tem prova. Estamos exigindo a prova. Ele tem direito de não gostar. Eu falei que era importante convocar novas eleições — disse Lula em entrevista à Rádio MaisPB em agosto. E mais: Prazo baixar o e-título antes do 2º turno termina hoje (26). Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fontes: Folha de SP; O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Projeto na Câmara propõe cidadania honorária brasileira para Bruno Mars

O deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF) apresentou em 16 de outubro um projeto de lei que visa conceder o título de cidadão honorário do Brasil ao cantor norte-americano Bruno Mars. Na proposta, Veras argumenta que o artista demonstra “profundo carinho” pela cultura brasileira. Bruno Mars está em turnê pelo país, […]