O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está proibida de realizar bloqueios nas estradas durante as eleições municipais que acontecerão no próximo domingo (6).
De acordo com o ministro, o papel da PRF será o de garantir que o trânsito nas vias seja fluido, facilitando o deslocamento dos eleitores, em conformidade com um acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em casos excepcionais que exijam bloqueios, como eventuais incidentes, a PRF deverá atuar para organizar rotas alternativas.
“A Polícia Rodoviária Federal está proibida de realizar qualquer tipo de bloqueio nas estradas”, declarou Lewandowski em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, acrescentando que a corporação também estará mobilizada para combater crimes eleitorais.
O ministro destacou ainda que “há um aparato pronto para atuar em casos de necessidade”, sendo que os juízes eleitorais locais podem solicitar apoio, e, nesse contexto, ganham autoridade federal para tomar medidas imediatas.
Ele frisou que as polícias militares também estão envolvidas na repressão de crimes eleitorais, como coação, compra de votos e abuso de poder econômico, classificando esses delitos como crimes federais que atentam contra o funcionamento da democracia. Assista abaixo! E mais: SP: Governo Tarcísio lança programa para quitar dívidas de IPVA com descontos e parcelamento. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: EBC)