Prévia do PIB tem alta de 1,17% em julho, quase quatro vezes acima das expectativas

direitaonline



A atividade econômica brasileira registrou alta em julho deste ano, de acordo com dados divulgados hoje (15) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou aumento de 1,17% em julho de 2022 em relação ao mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período). O índice é visto como uma espécie de “prévia” do PIB (Produto Interno Bruto).

Segundo o Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachida, o resultado é quase 4 vezes mais do que as expectativas do mercado. Crescimento no mês do IBC-BR foi de 1.17%. Resultado foi quase 4 vezes maior do que a expectativa de mercado. Passo a passo e com a graça de Deus os resultados vão aparecendo. Brasil porto seguro do investimento.

 

Em julho, o IBC-Br atingiu 145,55 pontos. Na comparação com julho de 2021, houve crescimento de 3,87% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo, em 2,09%.

O índice é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia, a indústria, o comércio e os serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo Banco Central para tentar antecipar a evolução da atividade econômica. Entretanto, o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2021, o PIB do Brasil cresceu 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. No primeiro semestre de 2022, o indicador já avançou 2,5%.

Economia revisa PIB e IPCA
Mais cedo, também nesta quinta-feira, a equipe econômica do governo federal elevou a previsão oficial para o desempenho da atividade econômica neste ano de 2% para 2,7%, segundo dados da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.

Esse é o segundo aumento consecutivo do indicador. Segundo a SPE, a elevação é explicada “pelo resultado acima do projetado para a atividade do 2 trimestre de 2022 e indicadores positivos que começaram a ser divulgados para o segundo semestre deste ano”. Para 2023, a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) foi mantida em 2,5%.

E veja também: “Nós vamos devolver o governo para nós mesmos”, diz Guedes em mais uma aula de economia no RJ. Clique AQUI para assistir.


Fonte: Agência Brasil; CNN

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Tenista Roger Federer anuncia aposentadoria aos 41 anos

Certamente um dos maiores tenistas da história (se não ou maior), Roger Federer anunciou (de forma inesperada), nesta quinta-feira (15), sua aposentadoria. O atleta de 41 anos afirmou que atingiu os limites do seu corpo, após uma série de cirurgias nos últimos anos, e decidiu que sua despedida será na […]