Presídios do Brasil registraram quase uma fuga por dia no ano passado

direitaonline



No ano passado, houve ao menos 333 fugas no Brasil, ou quase uma por dia, de acordo com levantamento do jornal O Globo com governos de 18 estados.

Segundo a reportagem, o estado com o maior número de presos foragidos em 2023 foi Santa Catarina, com 56 detidos evadidos. Na sequência vem o Pará, com 52, e o Paraná, com 42, formando o ‘TOP 3’. (veja a relação completa ao fim da reportagem)

As escapadas geralmente contam com algum esquema que facilita a saída. Em outubro, um caso no presídio de Trindade, na Região Metropolitana de Goiás, mostrou como as facilitações internas se associam às fugas. Após 14 detentos terem escapado, um agente penal e um vigilante temporário foram presos.

Segundo a reportagem de O Globo, cada fugitivo teria pago R$ 10 mil aos dois, que deixaram a porta da cela aberta. Em seguida, todos saíram por um buraco no telhado do corredor. Um dos presos recapturados contou em depoimento que os pagamentos foram feitos dentro do presídio, por pix, durante o banho de sol na unidade. Em 2023, Goiás teve 27 fugas, mas 23 foram recapturados.

Líder no ranking das fugas, Santa Catarina informou ter conseguido recapturar a maioria dos foragidos: 39 dos 56 detentos que saíram foram encontrados e levados de volta à prisão. Em setembro, seis deles escaparam da Penitenciária de Itajaí, no litoral catarinense, mas quatro foram presos novamente em 24 horas.

No mesmo mês, nove detentos conseguiram escapar da unidade de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, sem que houvesse uma recaptura imediata.

O estado de São Paulo informou que não houve fugas em unidades de regime fechado, mas o jornal calculou 14 fugas porque, segundo a reportagem, esses detentos estavam no regime semiaberto e não retornaram da prisão; segundo a matéria, situações como essas não são consideradas fugas oficialmente, mas o Globo considerou para os cálculos.

O Rio informou apenas três fugas. Mas entre os que escaparam, está um preso de alta periculosidade: Jean Carlos Nascimento dos Santos, antigo chefe do tráfico no Morro do Dezoito, em Água Santa, na Zona Norte. Jean cumpria pena de 66 anos, mas escapou da penitenciária Lemos Brito, em Bangu, com dois comparsas, enquanto duas guaritas estavam sem policiais penais e as câmeras, desligadas, por causa de uma queda de energia durante uma chuva. O Ministério Público investiga o caso. Veja abaixo a relação por estado de fugas, sendo a reportagem.

Santa Catarina: 56
Pará: 52
Paraná: 42
Espírito Santo: 34
Acre: 28
Minas Gerais: 28
Goiás: 27
Rio Grande do Sul: 21
Maranhão: 19
São Paulo: 14
Distrito Federal: 5
Mato Grosso do Sul: 5
Rio de Janeiro: 3
Sergipe: 1
Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins: zero

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ministro de Lula diz que Ifood e Mercado Livre têm “modelo altamente explorador”

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, criticou, nessa segunda-feira (4), as plataformas de serviços de entrega por aplicativo que não negociaram a ‘regulamentação’ de suas atividades. O ministro classificou o modelo de operação das empresas iFood e Mercado livre como “altamente explorador”. Marinho discursou durante o evento de assinatura e […]