Presidente de Sindicato de MG se diz ‘traída’ por governo Lula

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Em vídeo que repercute nas redes sociais, a presidente do Sindimetro-MG, Alda Fernandes, disse que tem sentimento de ‘traição’ com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela reclama da categoria não ter sido recebida pelo chefe do executivo para tratar de uma suspensão da concessão do metrô de Belo Horizonte.

“Jamais esperei que esse dia fosse chegar para a gente. Eu acreditei no Lula. Fizemos campanha e participamos de várias coisas junto aos outros companheiros para que ele fosse eleito. Porém, foi isso que ele nos deu. A sensação que tenho hoje é de traição do governo Lula. Na realidade, é uma traição com a sua categoria de trabalhadores metroferroviários. Não queria estar dizendo isso, mas é realidade”, lamentou a dirigente do sindicato. Assista abaixo!

Na quinta-feira (23), o Grupo Comporte assinou com o BNDES o contrato de compra e venda de ações da ‘Veículo de Desestatização MG Investimentos (VDMG)’, controladora da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG).

A privatização da VDMG é uma das condições para a assinatura do contrato de concessão do metrô de Belo Horizonte. Ou seja, a ‘decepção’ de Alda se deve justamente à participação do BNDE (controlado por Aloizio Mercadante) no negócio por meio de financiamento.

Nas redes sociais, o Sindicato divulgou manifestação realizada em fevereiro pedindo ao petista que suspendesse a privatização do Metrô de Belo Horizonte.

 

O Metrô de Belo Horizonte é um sistema de transporte metroferroviário em operação nos municípios de Belo Horizonte e Contagem, no estado de Minas Gerais. É operado pelo Grupo Comporte, uma holding que controla diversas empresas de transporte de passageiros no Brasil.

Anteriormente, a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) operava o serviço através de sua subsidiária Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG). Cabe à Comporte a operação, manutenção e expansão das linhas 1 (atualmente em operação), além de construir, operar e manter a futura linha 2 pelo período de 30 anos. Por fim, o metrô de BH possuiu apenas 28 quilômetros, enquanto a cidade de São Paulo tem 105 quilômetros.


Fontes: Diário do Comércio; Oeste
Foto: reprodução vídeo

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