O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, na manhã desta segunda-feira (19), do funeral da rainha Elizabeth II, na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia, que contou com a presença de chefes de Estado de todo o mundo, fez parte do cronograma do funeral da Monarca.
Após uma procissão de cerca de 10 minutos do Palácio de Westminster, a sede do Parlamento britânico, o caixão da rainha Elizabeth II chegou à Abadia de Westminster, onde cerca de 2 mil pessoas acompanharam seu funeral de Estado. A igreja é a mesma onde a monarca casou, em 1947, e foi coroada cinco anos depois.
Nas redes sociais, o líder brasileiro prestou homenagem à Elizabeht II: “Na Abadia de Westminster, prestamos uma última homenagem à Rainha Elizabeth II e apresentamos, em nome do fraterno povo brasileiro, nossas orações para que Deus console o Rei Charles III, sua família e seu povo, firmes na esperança de que estaremos todos juntos na vida eterna”.
Bolsonaro também citou as palavras do Arcebispo na Solenidade: “Seguiremos em nossa missão de servir nossa Pátria e nosso povo fortalecidos pelas belas palavras proferidas pelo Arcebispo da Cantuária durante a cerimônia: “aqueles que servem serão amados e recordados, enquanto aqueles que se apegam ao poder e aos privilégios são esquecidos”.
– Na Abadia de Westminster, prestamos uma última homenagem à Rainha Elizabeth II e apresentamos, em nome do fraterno povo brasileiro, nossas orações para que Deus console o Rei Charles III, sua família e seu povo, firmes na esperança de que estaremos todos juntos na vida eterna. pic.twitter.com/pRx4JagA3K
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) September 19, 2022
O assessor de campanha do presidente, Fabio Wajngarten, divulgou imagem interna da abadia de Westminter com a posição de Bolsonaro na cerimônia. Segundo ele, o presidente americano Joe Biden estava atrás do chefe de estado brasileiro.
Pr @jairbolsonaro na Exéquias da Rainha Elizabeth II.
Atrás dele Biden.
O Brasil isolado no mundo!?
ÇEI. pic.twitter.com/QopaVMR2R5— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) September 19, 2022
Acompanhando pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente brasileiro também compareceu, nesta segunda-feira (19), à recepção oferecida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, James Cleverly. No fim da tarde, Bolsonaro deixa a capital inglesa com destino a Nova York, nos Estados Unidos. Amanhã (20), ele faz o discurso de abertura dos debates de alto nível da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Vídeos compartilhados pelas redes sociais mostram o presidente Bolsonaro sendo carinhosamente ovacionado após sua participação no cerimonial. Assista abaixo!
Salve o Rei.
O ingleses pensavam que seria o novo rei da Inglaterra chegando… pic.twitter.com/cRnbi5x5jR— JOSE CARLOS DESTRO (@JOSECARLOSDEST1) September 18, 2022
Presidente @jairbolsonaro e Primeira Dama retornam das Exéquias à Rainha Elizabeth II. pic.twitter.com/RRo1iMCVuf
— Eduardo Bolsonaro 22.22🇧🇷 (@BolsonaroSP) September 19, 2022