O presidente Jair Bolsonaro participou, nessa terça-feira hoje (23), da cerimônia de chegada do coração do Imperador Dom Pedro I, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.
A Relíquia, conservada em uma cápsula de vidro, chegou ao Palácio do Planalto com honras de chefes de Estado. Chegou no Rolls-Royce presidencial e escoltado pelos soldados dos Dragões da Independência e homenageado com uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça e com salvas de tiros de canhão.
Em seguida, o órgão foi trazido pela rampa do Palácio do Planalto, recebido por Bolsonaro e pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro. No evento, o presidente convidou crianças de uma escola de Brasília para acompanhar a cerimônia. (assista ao evento abaixo)
Após a cerimônia no Planalto, o coração do imperador voltou para o Itamaraty, onde ficará exposto inicialmente a autoridades e convidados do corpo diplomático, na Sala Santiago Dantas, climatizada para servir de exposição e cripta. Entre os convidados estão integrantes da família imperial. Em alguns dias, o local será aberto a visitas agendadas de estudantes das escolas do Distrito Federal e, nos fins de semana, a visitação será aberta ao público em geral.
Família Imperial
Além de Ministros e membros do governo, participaram da Solenidade membros da Família Imperial do Brasil, como o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e o Príncipe Imperial Dom Bertrand, que é tetraneto de Dom Pedro I. Dom Bertrand presenteou o presidente Jair Bolsonaro com uma medalha dada pela Casa Imperial a grandes personalidades brasileiras. Confira abaixo!
Estive hoje no Palácio do Planalto, com o Presidente Bolsonaro, para a recepção, com honras de Chefe de Estado, do coração de meu tetravô, o Imperador Dom Pedro I, que há 200 anos proclamou a Independência do Brasil. pic.twitter.com/vEytRbmKEM
— Dom Bertrand de Orleans e Bragança (@SAIRDomBertrand) August 23, 2022