A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, lamentou nesse domingo (5) as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul ao longo dos últimos dias.
“É com dor que tomo conhecimento da tremenda inundação que atingiu o Rio Grande do Sul, colocando de joelhos a cidade de Porto Alegre, no Brasil. A minha mais sincera solidariedade e do governo italiano às populações afetadas”, escreveu a primeira-ministra nas redes sociais.
Con dolore apprendo della tremenda alluvione che si è abbattuta su Rio Grande do Sul mettendo in ginocchio la città di Porto Alegre, in Brasile. La mia più sincera vicinanza e quella del Governo italiano alle popolazioni colpite.
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) May 5, 2024
Já o ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, ofereceu “condolências às famílias das vítimas e apoio a todos aqueles que enfrentam essa terrível provação”. “Estamos prontos para contribuir para as ajudas à população”, escreveu no X (antigo Twitter).
No último sábado (4), o Ministério das Relações Exteriores italiano também havia expressado “proximidade e solidariedade” ao povo brasileiro. Até o momento, o balanço provisório das inundações é de 78 mortos, mais de 100 desaparecidos, quase 135 mil pessoas fora de casa e cerca de 850 mil indivíduos afetados.
Também nesse domingo (5), o Papa Francisco manifestou sua solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, em especial àqueles que perderam parentes e os que tiveram que abandonar as residências. Assista a seguir! E mais: Bolsonaro reage a antibiótico e será transferido para Brasília. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Ansa)
Oração do Papa pelos gaúchos 🙏
Ao final do Regina Caeli deste domingo (05/04), o Papa Francisco manifestou sua solidariedade e rezou pelo Rio Grande do Sul.Nós, gaúchos, agradecemos todo o apoio, orações e carinho que estamos recebendo neste momento. pic.twitter.com/zCokMXGwdc
— Governo do Rio Grande do Sul (@governo_rs) May 5, 2024