De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 12 mil animais foram resgatados devido às chuvas e enchentes históricas no estado. No entanto, a equipe do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), que está atuando desde o início da tragédia, acredita que esse número possa chegar a 20 mil.
Muitos abrigos que acolhem cães e gatos estão operando em capacidade máxima, tornando essencial a adoção rápida desses animais. Para facilitar esse processo, a organização ‘Ampara Animal’ lançou a plataforma ‘Adote RS’, em que centenas de animais estão disponíveis para adoção.
Inicialmente, as adoções estão restritas a moradores da grande São Paulo, mas a Ampara Animal espera expandir a adoção para outras cidades do Brasil em breve. Todos os animais serão entregues castrados, vacinados e vermifugados, “prontos para se tornarem membros queridos de uma nova família responsável”, garante a Ampara.
A organização destaca que o termo de adoção incluirá uma cláusula de devolução compulsória caso o tutor original do animal seja encontrado no Rio Grande do Sul. Além disso, a Ampara está em busca de parceiros para ajudar na logística de envio dos animais para todo o país e convida interessados em apoiar a iniciativa a entrarem em contato pelo e-mail doers@amparanimal.org.br.
Segundo a organização, plataforma será constantemente atualizada, com novos cães e gatos disponíveis para adoção todos os dias. Clique AQUI para acessar. (Foto: reprodução; Fonte: Conexão Planeta)