O Partido Liberal (PL) oficializou, nesta segunda-feira (22/7), a candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (RJ) à prefeitura do Rio de Janeiro durante a convenção do partido. No entanto, ainda não foi divulgado quem será o vice na chapa.
O evento não contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas teve a participação do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e do deputado federal General Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde de Bolsonaro.
No sábado (20/7), Bolsonaro participou de um comício em Niterói, no Rio de Janeiro, em apoio à campanha do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), onde Ramagem também estava presente ao lado do ex-presidente.
Ramagem afirmou que a segurança e a ordem pública serão os principais temas de sua campanha. “Com a ordem pública chegando, o comércio e a indústria voltarão ao Rio de Janeiro, crescerão no Rio de Janeiro. Com ordem pública, podemos enxugar a máquina, desburocratizar, fazer mais pelo transporte público, pela educação e pela saúde”, declarou Ramagem.
Quanto ao posto de vice na chapa de Ramagem, ainda não há definição no PL sobre aceitar a indicação do MDB ou optar por uma chapa “puro sangue”. Caso o partido escolha uma vice do próprio PL, as principais candidatas são a deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ) e a deputada estadual Índia Armelau (PL).
Alexandre Ramagem Rodrigues, de 52 anos, é formado em Direito pela PUC-Rio e possui mestrado em políticas anticorrupção pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Ingressou na Polícia Federal (PF) como delegado em 2005. Na instituição, coordenou a segurança de eventos como as Olimpíadas no Rio, em 2016, e atuou na Operação Lava Jato entre 2016 e 2017.
Ramagem também chefiou a equipe de segurança de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018, após o atentado a faca em Juiz de Fora (MG). Entre 2019 e 2022, ocupou o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), posição que deixou para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, onde foi eleito com 59.170 votos.
A candidatura de Ramagem é vista como uma tentativa de fortalecer a presença do PL no cenário político do Rio de Janeiro, capital que enfrenta desafios significativos em áreas como segurança, transporte público, educação e saúde. Com um histórico ligado à segurança pública e à política nacional, Ramagem promete trazer mudanças estruturais para a cidade, buscando revitalizar setores essenciais e melhorar a qualidade de vida dos cariocas.
O apoio de figuras influentes do PL e a experiência de Ramagem em cargos de destaque são elementos centrais na campanha, que se prepara para enfrentar uma eleição municipal competitiva. A escolha do vice será um passo crucial para definir a composição final da chapa e o direcionamento estratégico da campanha. Clique AQUI para ver trechos da convenção no Instagram e também abaixo.
Chegando com Alexandre Ramagem à convenção do PL que o indica como candidato a prefeito do Rio de Janeiro @delegadoramagem @plnacional_ pic.twitter.com/8t9zdCrTyL
— Leticia Dornelles 💙 (@L_Dornelles) July 22, 2024
Obrigada, Carlos, pelo respeito com o meu trabalho, pelo carinho comigo, pelo apoio à minha candidatura a vereadora em Resende. Vou cuidar da sua cidade. @CarlosBolsonaro pic.twitter.com/Zw6H5MU27e
— Leticia Dornelles 💙 (@L_Dornelles) July 22, 2024