PF vai identificar quem está usando o X após decisão de Moraes que suspendeu plataforma

direitaonline



A Polícia Federal (PF) está em processo de identificação dos usuários que continuaram a utilizar a rede social X, mesmo após a ordem de bloqueio emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 30 de agosto. A informação é de ‘O Globo’, publicada nesta quinta-feira (19).

Essa investigação visa aplicar multas, uma vez que a determinação judicial prevê sanções para aqueles que desrespeitam a ordem. A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a identificação dos acessos irregulares, o que foi autorizado por Moraes na última segunda-feira.

O STF tem analisado, nas últimas semanas, a melhor forma de operacionalizar a identificação dos usuários e como seriam aplicadas as multas correspondentes. A penalidade de R$ 50 mil para aqueles que utilizam o X foi contestada em uma ação apresentada ao STF pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No documento, a OAB afirma que “apesar da gravidade dos fatos relatados e do descumprimento reiterado das ordens judiciais e da legislação brasileira, a imposição da multa diária no valor de R$ 50.000,00 às pessoas físicas e jurídicas de maneira ampla e generalizada representa uma grave violação dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal”.

Além disso, a OAB solicita que, “caso não haja reconsideração, seja esclarecido como será assegurado o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa para todas as pessoas físicas e jurídicas do país que utilizarem VPN ou outros meios para acessar a plataforma X”. E mais: Queimadas no Cerrado disparam 221% em agosto. Clique AQUI para ver. (Foto: STF; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Uma das maiores avenidas de São Paulo é interditada após incêndio em viaduto

Um incêndio de grandes proporções no Viaduto Condessa de São Joaquim, localizado na zona sul de São Paulo, resultou na interdição total da Avenida 23 de Maio nesta quinta-feira (19). As chamas, que se alastraram pela Rua São Joaquim, nº 10, no bairro da Liberdade, são atribuídas a objetos (lixo) […]