A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a ‘Operação Copia e Cola’, voltada ao combate de um suposto esquema de corrupção ligado à área da saúde. No total, 28 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversos municípios dos estados de São Paulo e Bahia.
Entre os alvos da ação está o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), cuja residência e gabinete foram visitados pelos agentes.
As diligências também ocorreram na sede da Prefeitura Municipal, na Secretaria de Saúde de Sorocaba, no Diretório do Republicanos, localizado no Centro da cidade, e na casa do ex-secretário de saúde, Vinicius Rodrigues.
Segundo a PF, o objetivo da operação é desmantelar uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos que deveriam ser utilizados em serviços de saúde.
Ainda de acordo com os investigadores, as apurações começaram em 2022, a partir de indícios de irregularidades na contratação de uma Organização Social (OS) para gerenciar e prestar serviços na rede municipal de saúde de Sorocaba.
A operação contou com a participação de mais de 100 policiais federais, atuando nas cidades paulistas de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, além de Vitória da Conquista (BA).
As investigações apontam também para possíveis práticas de lavagem de dinheiro, incluindo depósitos em espécie, pagamentos de boletos e movimentações no mercado imobiliário. Como parte das medidas judiciais, foi autorizado o bloqueio de bens e valores no montante de R$ 20 milhões, além da suspensão da OS investigada de firmar novos contratos com o setor público.
Os investigados poderão responder por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, peculato, fraude em licitações e contratações irregulares.
Até o momento, a Prefeitura de Sorocaba não se pronunciou oficialmente sobre as ações nas repartições municipais e na casa do prefeito. E mais: Trump sinaliza trégua e elogia Xi Jinping; Bolsas asiáticas sobem. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: G1)