A Petrobras informou, nesta sexta-feira (29), a descoberta de acumulação de gás natural no poço exploratório Uchuva-1, perfurado em águas profundas da Colômbia, a 32 quilômetros da costa e a 76 quilômetros da cidade de Santa Marta, em uma lâmina d’água de aproximadamente 830 metros.
O poço Uchuva-1 foi perfurado no Bloco Tayrona, onde a empresa brasileira tem participação de 44,44%, em parceria com a Ecopetrol (estatal colombiana), com a participação de 55,56%.
Segundo a Petrobras, “esta descoberta é fruto das ações do consórcio para potencializar a utilização dos dados por meio da aplicação de novas soluções tecnológicas de geologia e geofísica, somadas à expertise em operações em águas profundas”.
O Bloco Tayrona consta na carteira da Petrobras para gestão ativa do portfólio e a abertura dessa nova fronteira, diz a empresa, “está alinhada com o pilar estratégico da companhia em maximizar o seu valor com foco em exploração de ativos de águas profundas e ultraprofundas”.
O resultado alcançado aumenta as perspectivas de desenvolvimento de nova fronteira de exploração e produção na Colômbia. O consórcio dará continuidade às atividades no Bloco Tayrona, visando avaliar as dimensões da nova acumulação de gás.
E veja também: Governo federal envia projeto de lei para doar blindados do Exército ao Uruguai. Clique aqui para ver.