Petrobras conclui primeiro teste de produção de Querosene de Aviação com conteúdo renovável (BioQAV) do país

direitaonline



A Petrobras concluiu o primeiro teste de produção de Querosene de Aviação com conteúdo renovável (BioQAV) do país, que integra a nova geração de combustíveis sustentáveis da companhia. Assim, a Petrobras é a primeira empresa no Brasil – e uma das primeiras na América Latina – a realizar o teste de produção por coprocessamento (processamento conjunto) de querosene de origem fóssil e óleo vegetal, utilizando unidades de refino existentes.

O teste aconteceu na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, e os resultados foram considerados promissores. O BioQAV emite menos CO2 que o QAV mineral (derivado do petróleo) pois possui, em sua formulação, compostos gerados pela hidrogenação (reação química com adição de hidrogênio) de um óleo vegetal.

“O BioQAV terá papel relevante para reduzir as emissões de CO2 do setor aéreo. E a Petrobras reúne todas as competências e condições para liderar o movimento de pesquisa, desenvolvimento e produção futura de BioQAV no Brasil. Com vocação para inovar, a empresa é uma referência em desenvolvimento tecnológico de produtos de última geração, assim como tem histórico de atuar com combustíveis sustentáveis como o Diesel R5, com conteúdo renovável.”, disse o Diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa.

Foco em baixo carbono
O teste de produção do BioQAV foi realizado a partir do coprocessamento de óleo de soja com querosene de origem mineral em unidade de hidrotratamento (onde ocorrem as reações de hidrogenação).”Esse teste é fruto de um trabalho integrado de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Petrobras, para o qual diferentes competências em processamento, qualidade de produtos e operação industrial, foram mobilizadas. O BioQAV, produzido por coprocessamento de óleos vegetais, leva à formação de compostos de mesma natureza química que o QAV mineral”, disse o Diretor de Tecnologia Digital e Inovação da Petrobras, Juliano Dantas.

A produção de QAV renovável é fruto do Programa BioRefino da Petrobras, focado no desenvolvimento de combustíveis mais modernos e sustentáveis e uma das frentes de descarbonização do Plano Estratégico 2022-2026 da companhia. “O projeto ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento e a Petrobras está analisando os resultados obtidos com o teste inicial. Em seguida, fará novos estudos para avaliar a consolidação da tecnologia, visando à produção de BioQAV para testes comerciais”, concluiu.

E veja também: Porta-Voz de Joe Biden mistura Brasil com Venezuela em pergunta sobre Bolsonaro. Clique aqui para ver.


Fonte: Petrobras

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro desmente reportagem do UOL: “Mentira!”

O presidente Jair Bolsonaro rebateu uma reportagem do UOL, nesta quarta-feira (8), que dizia “No dia da liberdade de Imprensa, Bolsonaro sugere fechar mídia brasileira”. O texto foi publicado por UOL ontem (7), após discurso de Bolsonaro em evento do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. “Mentira! Foi justamente […]