Papa Leão XIV brinca com jornalistas e reforça defesa da liberdade de imprensa em sua primeira audiência

direitaonline

A primeira coletiva de imprensa do Papa Leão XIV nesta segunda-feira (13) foi marcada por leveza e bom humor. Ao ser recebido com aplausos na Sala Paulo VI, local tradicional de encontros entre o Vaticano e os profissionais da comunicação, o novo Pontífice agradeceu a calorosa recepção, mas não deixou escapar uma piada:

“Obrigado por essa recepção maravilhosa. Dizem que, quando há aplausos no começo, não importa tanto. Se houver alguém acordado para aplaudir no fim, muito obrigado”, afirmou, provocando risos entre os presentes.

O comentário espontâneo, feito em inglês — sua língua materna —, antecedeu a leitura do seu primeiro discurso oficial direcionado à imprensa. Antes disso, Leão XIV saudou os participantes com um simpático “Buongiorno” em italiano, antes de retornar ao inglês para expressar sua gratidão pela presença de todos.

Na sequência, retomou o italiano para ler o texto preparado, no qual reafirmou o compromisso da Igreja com a liberdade de imprensa e defendeu o direito à informação livre. O Papa também pediu a libertação de jornalistas presos por exercerem seu ofício e destacou a importância de uma comunicação que construa a paz.

Durante o evento, Leão XIV demonstrou um perfil mais descontraído, inclusive brincando com sua falta de experiência no cargo. Após encerrar seu pronunciamento, desceu do palco para cumprimentar os jornalistas e outros colaboradores. Ao se deparar com um padre entregando rosários, questionou se deveria distribuir os objetos pessoalmente. Ao ser informado de que não era necessário, soltou outra piada: “Ainda estou aprendendo a ser Papa!”

Em outro momento leve, divertiu-se ao responder à jornalista portuguesa Aura Miguel, da Rádio Renascença, que quis saber sobre uma possível visita ao Santuário de Fátima, celebrado nesta quarta-feira. “O cardeal Prevost já tinha planejado uma ida ao Santuário, mas agora os seus planos mudaram…”, respondeu o Papa, em tom bem-humorado.

Entre sorrisos e mensagens firmes, Leão XIV iniciou seu diálogo com a imprensa com equilíbrio entre leveza e seriedade, apontando o tom que pode marcar seu pontificado. E mais: Presidente da Petrobras alerta: é hora de ‘apertar os cintos’. Clique AQUI para ver. (Foto: Vaticano; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Barroso diz que EUA tiveram 'papel decisivo' para evitar 'golpe' no Brasil

Durante participação em um evento empresarial em Nova York, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (13) que a postura dos Estados Unidos foi crucial para impedir que setores das Forças Armadas brasileiras embarcassem em uma suposta ‘tentativa de golpe’ visando manter Jair Bolsonaro no […]