Papa Francisco reaparece no Domingo de Páscoa, mas segue em recuperação após pneumonia

direitaonline

Ainda em processo de recuperação de uma infecção respiratória, o papa Francisco surgiu neste Domingo de Páscoa (20) na sacada central da Basílica de São Pedro para conceder a tradicional bênção Urbi et Orbi. Após a celebração, o pontífice percorreu a Praça de São Pedro a bordo do papamóvel, saudando os fiéis que lotavam o local.

Apesar da aparição, o líder da Igreja Católica não participou dos principais ritos da Semana Santa no Vaticano. Francisco passou 38 dias internado devido a uma pneumonia bilateral e recebeu alta médica no dia 23 de março. Desde então, tem limitado sua agenda e retomado compromissos de maneira gradual.

Durante a missa deste domingo, presidida pelo cardeal Angelo Comastri, Francisco permaneceu sentado em sua cadeira de rodas e, sem o uso de oxigênio auxiliar, desejou uma “feliz Páscoa” aos presentes. A mensagem pascal foi lida por seu mestre de cerimônias diante de cerca de 50 mil pessoas que compareceram à celebração.

No sábado, o papa já havia surpreendido ao visitar a Basílica de São Pedro antes da Vigília Pascal, onde cumprimentou grupos de peregrinos norte-americanos. Foi sua única movimentação pública na Semana Santa, além da visita na Quinta-feira Santa à prisão Regina Coeli, próxima ao Vaticano. A presença na prisão tem sido uma tradição desde o início de seu pontificado.

Questionado por jornalistas sobre como tem vivenciado esta Semana Santa em meio à delicada situação de saúde, o pontífice respondeu em voz baixa pela janela do carro: “Estou vivendo da melhor maneira possível.”

Ainda neste domingo, Francisco teve um rápido encontro com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance. Os dois trocaram cumprimentos de Páscoa na Casa Santa Marta, residência oficial do papa. A reunião durou poucos minutos, enquanto a Missa de Páscoa era celebrada na praça. A comitiva norte-americana permaneceu no Vaticano por apenas 17 minutos.

Segundo comunicado oficial, a reunião teve caráter protocolar e não abordou detalhes políticos, apesar da recente tensão entre Vance e o papa em razão das políticas de imigração do ex-presidente Donald Trump. E mais: Ancelotti deve deixar Real Madrid e prioriza comando da Seleção Brasileira, diz mídia internacional. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução Vatican News; Fonte: O Globo)

 

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Morre Cristina Buarque, referência do samba e irmã de Chico Buarque

Cristina Buarque, cantora e grande entusiasta do samba, faleceu aos 74 anos. A notícia foi confirmada por seu filho, Zeca Ferreira, por meio de uma publicação nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada. No texto emocionante, Zeca homenageou a mãe com palavras que revelam seu carinho e […]