O papa Francisco afirmou que a prisão de Lula (PT) “começou com notícias falsas na mídia” que “criaram uma atmosfera que favoreceu a colocação de Lula em um julgamento”. A declaração do líder Católico ocorreu em entrevista ao jornal espanhol ABC, publicada nesse domingo (18). Bergoglio, no entanto, não explicou qual notícia falsa teria iniciado a prisão de Lula.
Ao periódico, o argentino classificou o processo como “paradigmático” e alertou para a gravidade das fake news envolvendo líderes políticos e sociais: “podem destruir uma pessoa”.
Na avaliação de Francisco, o procedimento relativo a Lula “parece não ter sido adequado”. O papa disse que “é preciso cuidado com aqueles que montam um cenário para um julgamento, seja ele qual for. Eles fazem isso pela mídia de forma que tenha efeito sobre aqueles que irão decidir”.
Francisco ainda destacou que “um julgamento deve ser o mais limpo possível, com tribunais de primeira classe, sem nenhum interesse que não seja o de garantir uma justiça limpa”. “Esse caso do Brasil é histórico. Não estou me envolvendo em política, eu só falo sobre o que aconteceu”, destacou.
E veja também: Pilotos e comissários iniciam paralização nos aeroportos do Brasil. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander