Papa demite bispo conservador americano

direitaonline



Neste sábado (11), o Vaticano surpreendeu a comunidade católica ao anunciar a dispensa do bispo Joseph E. Strickland, da Diocese de Tyler, no Texas, um dos críticos mais proeminentes do Papa Francisco entre os conservadores nos Estados Unidos.

O Pontífice nomeou o bispo de Austin, Joe Vasquez, como administrador apostólico interino para a diocese agora desocupada.

A dispensa de um bispo de suas funções é uma medida rara, visto que, normalmente, os religiosos com desavenças com o Vaticano apresentam suas renúncias, aguardando a aceitação papal. Strickland, conhecido por sua postura conservadora, criticou abertamente o pontificado de Francisco ao longo dos anos, tornando-se uma figura proeminente entre os católicos conservadores nos Estados Unidos.

O bispo agora dispensado é reconhecido como um defensor fervoroso das posições doutrinárias verdadeiras da Igreja Católica, especialmente em questões relacionadas ao casamento, à vida humana e à liberdade religiosa. No início do ano, Strickland foi às redes sociais para rejeitar o que chamou de “programa do Papa que mina o Depósito da Fé”.

Em junho passado, o bispo foi alvo de uma visita apostólica, amplamente interpretada como uma resposta às suas posições consideradas tradicionais, vistas por alguns como inconciliáveis com a direção mais progressista iniciada pelo Papa Francisco. Entre as críticas de Strickland destacam-se preocupações sobre inovações no casamento e na Eucaristia.

O episódio ressalta as tensões existentes dentro da Igreja Católica, especialmente entre os setores mais conservadores e as mudanças propostas pelo atual pontificado. E veja também: Barroso manda governo criar ‘plano de desintrusão’ de terras indígenas. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de apoio!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Ansa
Foto: reprodução Vatican News

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STF manda Estado do Paraná indenizar família de preso que se suicidou

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Estado do Paraná deve pagar indenização por dano moral à família de um preso que se suicidou enquanto estava em uma delegacia de União da Vitória (PR). A decisão se deu na sessão virtual finalizada em 23/10, no julgamento […]