Oposição protocola CPMI para investigar fraudes no INSS e descontos de aposentados

direitaonline

Parlamentares da oposição protocolaram nesta segunda-feira (12) o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como fraudes e descontos indevidos em benefícios de aposentados.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi a responsável por protocolar o pedido de investigação. No caso de CPMI, são necessárias as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores.

“Muito mais do que o necessário para a CPMI ser recebida”, disse Damares em live com a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) no Instagram. Girão e Magno Malta também participaram.

Damares afirmou que uma comitiva de parlamentares levará o pedido pessoalmente ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), na semana que vem. Alcolumbre está em viagem à China junto com Lula (PT).

A solicitação reuniu 36 assinaturas no Senado e 223 na Câmara — quantidade superior ao mínimo exigido — e foi apresentada oficialmente ao Congresso.

A oposição já havia alcançado o número necessário desde o início de maio, mas optou por adiar a entrega para garantir um apoio mais expressivo. A base do governo, liderada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, tentou barrar a iniciativa, pressionando parlamentares a retirarem seus apoios.

“Temos muito mais que o necessário para a CPMI ser recebida”, celebrou Damares em uma live nas redes sociais, ao lado de Coronel Fernanda. “Desde o primeiro minuto, falamos com todos os colegas.”

Com o pedido protocolado, a instalação da comissão agora depende da leitura do requerimento durante uma sessão conjunta do Congresso Nacional. Essa leitura cabe ao presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), que está fora do país em viagem com a comitiva presidencial. Seu retorno está previsto para quarta-feira (14).

A próxima sessão conjunta de deputados e senadores está agendada para o dia 27 de maio. Até lá, uma comitiva de parlamentares pretende se reunir com Alcolumbre para reforçar o pedido de instalação. “Estamos animados que ele vai receber o nosso pedido”, afirmou Damares.

Paralelamente, há outra tentativa de abrir uma CPI na Câmara sobre o mesmo tema. O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-ES) já apresentou o requerimento, que aguarda decisão do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). A oposição avalia retirar pedidos mais antigos para priorizar a investigação das fraudes no INSS.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

XP lança novos investimentos em dólar para brasileiros

A XP acaba de ampliar sua oferta de investimentos internacionais com o lançamento dos chamados CDs (Certificates of Deposit). Esses títulos são emitidos por bancos estrangeiros e funcionam de forma parecida com os CDBs que os brasileiros já conhecem, mas têm uma vantagem: rendem em dólar. A reportagem é do […]