OEA quer nova resolução sobre eleição na Venezuela

direitaonline



Segundo texto da colunista Bela Megale, do O Globo, os países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) estão em processo de articulação para apresentar, até a próxima semana, um novo projeto de resolução sobre as eleições na Venezuela. Essa iniciativa surge após a reprovação do texto anterior, que não obteve os votos necessários. O Brasil foi um dos 11 países que optaram pela abstenção na votação.

Diplomatas apontam dois fatores cruciais para o Brasil apoiar a nova resolução: o conteúdo do texto e a disposição dos países favoráveis à proposta em negociar, o que não ocorreu na semana passada, segundo fontes envolvidas nas discussões.

Membros do Itamaraty avaliam que, além de o texto promover a transparência e a divulgação das atas eleitorais, é necessário que sinalize um equilíbrio nas negociações entre governo e oposição e que proponha uma solução institucional para o conflito.

Representantes do governo brasileiro ressaltam que a nova resolução receberá apoio se considerar as preocupações levantadas, em alinhamento com Colômbia e México. O primeiro também se absteve na votação anterior, enquanto o segundo não participou. Esses três países têm mantido a postura de não endossar as acusações de fraude feitas pela oposição nem reconhecer a reeleição de Maduro.

A análise de diplomatas entrevistados indica que a tentativa de aprovar um projeto de resolução sem demonstrar sensibilidade ou vontade de negociar com países que apresentaram sugestões diferentes resultou na abstenção brasileira.

Entre as propostas da resolução rejeitada na semana passada estavam solicitações para que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) “publique imediatamente os resultados da eleição presidencial no nível de cada seção eleitoral” e para uma “verificação abrangente dos resultados na presença de observadores internacionais para garantir a transparência, a credibilidade e a legitimidade” das eleições. E mais: Governo prevê economia de até R$ 5 bi com revisão de benefício a pescadores. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue este ano

O Brasil já contabiliza 5.008 mortes por dengue em 2024. O número é mais de quatro vezes superior ao registrado ao longo de todo o ano anterior, quando foram notificados 1.179 óbitos pela doença. Há ainda 2.137 mortes em investigação pela doença. Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses indicam […]