Nesta quarta-feira (3), Eduardo Paes sancionou a lei aprovada pela Câmara de Vereadores que estabelece incentivos para a criação de uma nova Bolsa de Valores no Rio de Janeiro (assista ao fim da reportagem).
A cerimônia aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde o CEO do Americas Trade Group (ATG), responsável pelo projeto, anunciou que a previsão é iniciar as operações até o segundo semestre de 2025.
A iniciativa da ATG representa um desafio à B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, que é a única Bolsa brasileira desde o encerramento da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) em 2002. Recentemente, a Câmara de Vereadores do Rio aprovou a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para empresas que desejem desenvolver atividades de Bolsa de Valores na cidade.
A ATG, uma empresa de tecnologia para negociação de ativos financeiros, já opera no Brasil, em outros países da América Latina e nos EUA. Desde o ano passado, o Mubadala, fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, detém o controle da ATG. O CEO da ATG, Cláudio Pracownik, explicou que “vamos operar diversos produtos, mas a implementação será em fases. Primeiro, negociaremos ações, cotas de fundos e aluguel de ações. Em seguida, câmbio, mercado de derivativos e todos os players de futuros que a B3 também tem.”
As operações da nova Bolsa ainda dependem da aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central. No entanto, Pracownik destacou que a previsão é começar a operar até o fim do próximo ano, com a tecnologia pronta ainda em 2024 e um período de testes de seis meses.
O registro da clearing, empresa responsável pelas liquidações e operações necessárias para o funcionamento da Bolsa, está em andamento junto ao Banco Central, assim como o processo de aprovação da Bolsa na CVM, onde será realizado o “casamento de ordens”. Pracownik ressaltou que o investimento do Mubadala foi crucial para a criação da clearing: “Ter uma empresa de compensação de operações precisa de reservas robustas para fazer as compensações. Nossa busca por um investidor estrangeiro visou encontrar um acionista de referência com credibilidade internacional e força financeira.”
Ainda não foi decidido o local exato da nova Bolsa no Rio de Janeiro. Pracownik mencionou que estão procurando um imóvel entre o Centro e a Zona Sul, ressaltando que a proximidade com o Aeroporto Santos Dumont é um fator importante e que a localização deve ter uma vista privilegiada da cidade. E mais: Lula evita comentar alta do dólar e diz que, agora, vai ‘falar sobre feijão e arroz’. Clique AQUI para ver. (Foto: Jeff Augusto / Secretaria de Desenvolvimento; Fonte: O Globo)
Virei paulista Faralimer Meu! SQN!
A BOLSA DE VALORES DO RIO TÁ CHEGANDO, MEU!
Alô condado, @FariaLimaElevat @Arthuritofaria1 e @Ofaustocarvalho , chega aí que aqui o beach tennis é na praia de verdade!
Agradeço ao presidente @CarloCaiado e vereadores da @camarario que… pic.twitter.com/Q1dzVdOILj
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 3, 2024