O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi o primeiro entrevistado do ‘Encontros piauí’, evento promovido pela revista ‘Piauí’, em parceria com o YouTube no dia 13 de junho de 2023, em Brasília.
Durante uma hora, Moraes conversou com os jornalistas Carol Pires e Felipe Recondo sobre inquéritos que hoje estão no STF.
O ministro também disse o que acha do apelido Xandão, comentou sobre trabalho e vida pessoal e rebateu a acusação de que seus métodos são autoritários.
Na entrevista, Moraes afirmou que em seis meses terá terminado de julgar todas as denúncias relativas ao 8 de janeiro.
Em seguida, questionado sobre como pretende fazer isso. “Acho que fui muito animado. Mas pelo menos aproximadamente 250 [casos], que são os crimes mais graves e [em que os acusados] estão presos, esses em seis meses com certeza o Supremo vai encerrar.”
Moraes também foi questionado a respeito da decisão de Lula (PT) ter indicado o advogado particular para a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Para consentir, ele afirmou: “Nos EUA, nenhum presidente democrata escolheu republicano.”. Assista abaixo ao trecho específico e, logo em seguida, à entrevista completa.
“Nos EUA, nenhum presidente democrata escolheu republicano.”
– Alexandre de Moraes, ao comentar a indicação do advogado de Lula para o STF#encontrospiauí pic.twitter.com/0PpwRQVk7s
— revista piauí (@revistapiaui) June 19, 2023
Entrevista completa